A Admiração influencia o julgamento sobre o machucar?:
a diferença entre personagens genéricos e do desenho animado Frozen
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10245Palavras-chave:
Desenvolvimento Moral, Admiração, Teoria do Domínio SocialResumo
A Teoria do Domínio Social é uma abordagem contemporânea de psicologia cognitivo social que investiga o papel da especificidade dos eventos sociais no desenvolvimento moral e considera que os julgamentos sobre os fenômenos sociais podem ser interpretados de acordo com diferentes domínios. Tomando como base os pressupostos dessa teoria, os objetivos da pesquisa foram: investigar o papel da admiração nos julgamentos das crianças e os critérios de julgamentos sobre quatro situações envolvendo o machucar, compararando quando os protagonistas são personagens genéricas e quando são personagens do desenho animado Frozen. 53 crianças entre 5 e 10 anos de idade participaram da pesquisa. Foram realizadas entrevistas estruturadas individuais sobre a obrigatoriedade, alterabilidade, universalização da regra e independência da autoridade. Os resultados demonstraram que a admiração ao personagem do desenho influenciou os julgamentos em algumas situações e que as respostas às diferentes situações de machucar possuíam preocupações convencionais, negligenciando a preocupação com o outro. Por fim, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas para compreender melhor a variável admiração e os diferentes tipos de julgamentos sobre eventos de domínios prévios como o machucar.
Downloads
Métricas
Referências
ÅKERLIND, Gerlese. Learning about phenomenography: Interviewing, data analysis and the qualitative research paradigm. In: BOWDEN, John; GREEN, Pam (orgs.). Doing developmental phenomenography. Melbourne: RMIT University Press, p. 62-73, 2005.
ALGOE, Sara B; HAIDT, Jonathan. Witnessing excellence in action: The ‘other-praising’emotions of elevation, gratitude, and admiration. The journal of positive psychology, v.4, n.2, p. 105-127, 2009. doi:10.1080/17439760802650519
BALL, Courtney L.; SMETANA, Judith G.; STURGE‐APPLE, Melissa L. Following my head and my heart: Integrating preschoolers' empathy, theory of mind, and moral judgments. Child Development, 88,2, p.297-611, 2017 doi:10.1111/cdev.12605
CAETANO, Luciana Maria; SOUZA, Jackeline Maria de; SILVA, Cecilia Onohara da; CHOI, Paulo Yoo Chul. Concepções educativas morais de crianças e adolescentes: diálogo entre teoria do juízo moral de Piaget e teoria do domínio social de Turiel. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 45, e193129, 2019. doi: 10.1590/s1678-4634201945193129
DECETY, Jean; COWELL, Jason M. The complex relation between morality and empathy. Trends in cognitive sciences, 2014, p. 337-339. doi: 10.1016/j.tics.2014.04.008
DUNN, Judy; CUTTING, Alexandra L.; DEMETRIOU, Helen. Moral sensibility, understanding others, and children's friendship interactions in the preschool period. British Journal of Developmental Psychology,18.2, p.159-177, 2000. doi: 10.1348/026151000165625
FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE (Frozen). Direção: Chris Buck e Jennifer Lee Produção: John Lasseter e Peter Del Vecho. Walt Disney Pictures, 2013. 108 min., cor.
HELWIG, Charles C.; HILDEBRANDT, Carolyn; TURIEL, Elliot. Children's judgments about psychological harm in social context. Child development, 66.6, p.1680-1693, 1995. doi: 10.1111/j.1467-8624.1995.tb00958.x
HOFF, Erika; LAURSEN, Brett; TARDIF, Florida. Socioeconomic status and parenting. Handbook of parenting, 8.2, p. 231-252, 2002.
KILLEN, Melanie. Social and moral development in early childhood. In: Handbook of moral behavior and development. Psychology Press, p. 137-160, 2014.
KILLEN, Melanie; RUTLAND, Adam. Children and social exclusion: Morality, prejudice, and group identity. John Wiley & Sons, 2011.
NUCCI, Larry; CAMINO, Cleanice; SAPIRO, Clary Milnitsky. Social class effects on northeastern Brazilian children's conceptions of areas of personal choice and social regulation. Child development, 7.3, p.1223-1242, 1996. doi: 10.1111/j.1467-8624.1996.tb01792.x
NUCCI, Larry; TURIEL, Elliot; RODED, Alona D. Continuities and discontinuities in the development of moral judgments. Human Development, 60.6, p.279-341, 2017. doi: 10.1159/000484067
OKIN, Susan Moller. Justice, gender, and the family. New York: Basic books, 1989.
ONU, Diana; KESSLER, Thomas; SMITH, Joanne R. Admiration: A conceptual review. Emotion Review, 8.3, p.218-230, 2016. doi: 10.1177/1754073915610438
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. Publicação original de 1932.
SAPIRO, Clary; TURIEL, Elliot; NUCCI, Larry. Brazilian adolescents’ conceptions of autonomy and parental authority. Cognitive Development, 21.3, p.317-331, 2006. doi: 10.1016/j.cogdev.2006.01.001
SMETANA, Judith. Moral development: the social domain theory view. In: ZELAZO, Philip David (Org.). The Oxford handbook of development psychology. Oxford: Oxford University Press, p. 832-863, 2013.
SMETANA, Judith. Social-cognitive domain theory: consistencies and variations in children’s moral and social judgments. In: KILLEN, Melanie; SMETANA, Judith (Org.). Handbook of moral development. London: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.
SMETANA, Judith G.; BALL, Courtney L. Heterogeneity in children’s developing moral judgments about different types of harm. Developmental psychology, 2019. doi: 10.1037/dev0000718
SMETANA, Judith; BALL, Courtney; JAMBON, Marc; YOO, Ha. Are young children’s preferences and evaluations of moral and conventional transgressors associated with domain distinctions in judgments?. Journal of experimental child psychology, 173: 284-303, 2018.doi: 10.1016/j.jecp.2018.04.008
SMETANA, Judith; ROTE, Wendy; JAMBON, Marc; TESOPOULOS-CHAN, MARINA; VILLALOBOS, Myriam; COMER, Jessamy. Developmental changes and individual differences in young children’s moral judgments. Child development, 2012, 83.2: 683-696. doi: 10.1111/j.1467-8624.2011.01714.x
SOUZA, JACKELINE MARIA. Julgamento de adolescentes sobre exclusão homofóbica na perspectiva da teoria do domínio social. Teses USP. 2019.
TURIEL, Elliot. Cultural practices, oppression, and morality. Human Development, 41.3, 1998.
TURIEL, Elliot. Moral development. Handbook of child psychology and developmental science, 2015, 1-39. doi: 10.1002/9781118963418.childpsy113
TURIEL, Elliot. The development of social knowledge: morality and convention. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
TURIEL, Elliot; GINGO, Matthew. Development on the moral domain: coordination an the need do consider other domains of social reasoning. In: BUDWIG, Nancy; TURIEL, Elliot; ZELAZO, Philip David (Ed.). News perspective on human development. New York: Cambridge University Press, p. 209-228, 2017.
WESTON, Donna R.; TURIEL, Elliot. Act–rule relations: Children's concepts of social rules. Developmental Psychology, 16.5, 1980. doi: 10.1037/0012-1649.16.5.417