A Revista Olhares e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB – Unifesp abrem chamada para o número temático

2024-04-26

A Revista Olhares e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB – Unifesp abrem chamada para o número temático: Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos

Após a promulgação da lei 10639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no Brasil, as questões relacionadas à educação das relações étnico-raciais têm ganhado destaque e se tornado objeto de debates e discussões em diversos âmbitos acadêmicos e políticos do país. Embora as políticas de ações afirmativas tenham sido implementadas em espaços escolares e não escolares, ainda há um longo caminho a percorrer para que haja um verdadeiro comprometimento dos envolvidos com uma educação antirracista. Além disso, as dimensões identitárias racialmente definidas suscitam reflexões sobre categorias como individualidade, comunidade e solidariedade, oferecendo uma perspectiva para compreender a interação entre as experiências subjetivas do mundo e os contextos culturais e históricos nos quais essas subjetividades são moldadas e adquirem significados. O pertencimento étnico, a etnicidade e a nacionalidade remetem à ideia de experiências que não apenas são compartilhadas, mas também estão enraizadas em termos de lugar, localização, linguagem e interdependência. Nessa perspectiva, o NEAB-Unifesp e a Revista Olhares do Departamento de Educação da Unifesp convidam os interessados em submissões de estudos, pesquisas e experiências para o número temático que visa debater, discutir e analisar " Educação para as Relações Étnico-Raciais: os vinte anos da lei 10639/03 e seus desdobramentos". São bem-vindos trabalhos que abordem temas como políticas de ações afirmativas, relações étnico-raciais e universidade, formação de professores e práticas educativas para as relações étnico-raciais (africana e indígena), inclusão no sistema educacional, impactos e desdobramentos da lei 10639/2003, ensino de história e cultura africana, currículo e África, representações étnico-raciais nos livros didáticos, bem como memória e tradição oral em contextos educacionais.

Coordenação:

Profa. Dra. Ana Maria do Espírito Santo - (Unifesp)

Prof. Dr. Carlos Lírio - (Unifesp)

Profa. Dra. Edna Martins - (Unifesp)

Profa. Dra. Fábia Ribeiro - (Unifesp)

Prof. Dr. Rosemberg Ferracini - (UFTM)

O prazo para envio dos artigos é 15 de agosto de 2024.

Previsão de Publicação - Dezembro/2024

 

O texto deve ser submetido através da plataforma da Revista Olhares no link:

https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/about/submissions