O organismo como referência fundamental para a compreensão do desenvolvimento cognitivo

Autores

  • Carlos Eduardo Barros Pós-graduando, Curso de Pós-graduação em Ciências Médicas
  • Maria Imaculada Merlin Carvalho Pós-graduando, Curso de Pós-graduação em Ciências Médicas
  • Vanda Maria Gimenes Gonçalves Professora Livre Docente, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas e do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED)
  • Sylvia Maria Ciasca Professora Livre Docente, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas e do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED).
  • Orly Mantovani de Assis Zucatto Professora Assistente Doutora, Faculdade de Educação e Laboratório de Psicologia Genética. · Membros do Grupo de Pesquisa: Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem, registrado no CNPq e certificado pela instituição de origem.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8853

Palavras-chave:

Psicologia genética, Neurodesenvolvimento, Inteligência, Mente

Resumo

O objetivo deste estudo é estabelecer uma aproximação dos conceitos piagetianos com os avanços da neurociência, visando ratificar a compreensão do processo de construção das estruturas mentais. Pesquisadores interessados na função do cérebro têm tido oportunidade sem precedentes de examinar a correlação neurobiológica do comportamento humano, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da neurociência cognitiva, um campo de pesquisa que combina as estratégias experimentais da psicologia com várias técnicas que examinam como a função cerebral sustenta a atividade mental. Conceituando a inteligência como um prolongamento da adaptação biológica do organismo ao meio e tendo sido evidenciado pela filogênese a ação precedendo a progressiva corticalização de funções, enfatiza-se o desenvolvimento cognitivo como um processo, no qual as atividades do sujeito possibilitam as trocas com o meio de uma forma dinâmica, do nível de organização biológica e neurológica até o cognitivo. Assim, a proposta deste trabalho é refletir sobre o modelo neurobiológico atual e as interpretações comuns com a psicologia genética. Neste artigo serão estudadas algumas aproximações entre estes dois ramos do conhecimento humano, porém, considerando a diferença temporal de mais de 50 anos entre ambas teorias.

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Publicado

2004-12-31

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
Barros CE, Carvalho MIM, Gonçalves VMG, Ciasca SM, Zucatto OM de A. O organismo como referência fundamental para a compreensão do desenvolvimento cognitivo. Rev Neurocienc [Internet]. 31º de dezembro de 2004 [citado 19º de junho de 2025];12(4):212-6. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8853