Sintomas depressivos e funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Ricardo Franco de Lima Neuropsicólogo, Mestrando em Ciências Médicas – Área de Concentração: Saúde Mental – FCM/UNICAMP, Campinas-SP, Brasil.
  • Sylvia Maria Ciasca Neuropsicóloga, Livre Docente em Neurologia Infantil - FCM/UNICAMP, Campinas-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8455

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Depressão, Transtornos de Aprendizagem

Resumo

Objetivo. O objetivo do estudo foi identificar as correlações entre os sintomas depressivos e as funções corticais em crianças com dificuldades de aprendizagem. Método. Participaram 33 estudantes, sendo 25 meninos e 8 meninas com idade média de 10,7 anos, encaminhados a um Ambulatório de Neurologia especializado em problemas de aprendizagem para avaliação multidisciplinar. Os participantes passaram por avaliação na qual foram aplicados os instrumentos: Escala de Inteligência Wechsler para crianças (WISC) e Inventário de Depressão para Crianças (CDI). Para a análise dos dados foram utilizadas estatística descritiva e inferencial (SPSS). Resultados. Três estudantes apresentaram sintomatologia depressiva. Foram encontradas correlações negativas (quanto maior a depressa, menor os scores no WISC) entre o CDI e os subtestes verbais do WISC: Semelhança, Vocabulário e Compreensão; entre o CDI e o Quociente de Inteligência (QI) Verbal, QI Total e Índice de Compreensão Verbal do WISC; entre o CDI e o teste de atenção sustentada visual do WISC: Procurar Símbolos e o Índice de Velocidade de Processamento. Conclusões. Observamos que a sintomatologia depressiva interferiu negativamente nas funções verbais e na atenção sustentada visual. O estudo demonstra a importância da investigação dos sintomas depressivos em crianças e principalmente naquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

2010-09-30

Como Citar

de Lima, R. F., & Ciasca, S. M. (2010). Sintomas depressivos e funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Neurociências, 18(3), 314–319. https://doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8455

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-19
Publicado: 2010-09-30

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