Dificuldades de aprendizagem:

queixas escolares e diagnósticos em um Serviço de Neurologia Infantil

Autores

  • Ricardo Franco de Lima Psicólogos com Aprimoramento em Psicologia Clínica aplicada à Neurologia Infantil – FCM/UNICAMP
  • Rita de Jesus Luiz de Mello Psicóloga com Aprimoramento em Psicopedagogia aplicada à Neurologia Infantil – FCM/UNICAMP
  • Iramaia Massoni Psicólogos com Aprimoramento em Psicologia Clínica aplicada à Neurologia Infantil – FCM/UNICAMP
  • Sylvia Maria Ciasca Profª. Livre Docente da Disciplina de Neurologia Infantil – Depto. de Neurologia/FCM/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2006.v14.8741

Palavras-chave:

Transtornos de Aprendizagem, Fatores de Risco, Etiologia, Diagnóstico

Resumo

Introdução: Este trabalho teve como objetivo caracterizar as queixas escolares apresentadas por pais ou respons áveis, identificar os diagnósticos e a presença de histórico familiar de dificuldades de aprendizagem em um grupo de crianças encaminhadas para avaliação multidisciplinar ao Laboratório de Pesquisa em Distúrbios, Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos da Atenção . DISAPRE/FCM/UNICAMP. Método: Os dados foram obtidos a partir dos registros de anamnese de 100 crianças de ambos os sexos, com idade cronológica média de 8 anos e 8 meses. Resultados: Houve maior freqüência de crianças com a idade de 8 anos (24%), que freqüentavam a 2ª série do Ensino Fundamental (30%) e de meninos (70%). Houve relatos de familiares com dificuldades de aprendizagem em 76% dos casos, principalmente dos pais (37%). As queixas mais freqüentemente apresentadas foram de dificuldades de aprendizagem (46%), dificuldades de atenção/memória (19%) e comportamentais (15%). Os diagnósticos mais frequentes foram de Dificuldades Escolares . DE.s com diferentes origens (39%), Distúrbios de Aprendizagem . DA.s (21%) e de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH (9%). Conclusão: As dificuldades de aprendizagem são queixas freqüentes e podem acompanhar diferentes quadros neurológicos. A presença de histórico familiar constitui um fator de risco para a ocorrência de tais dificuldades nas crianças.

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Publicado

2006-12-31

Como Citar

Lima, R. F. de, Mello, R. de J. L. de, Massoni, I., & Ciasca, S. M. (2006). Dificuldades de aprendizagem:: queixas escolares e diagnósticos em um Serviço de Neurologia Infantil. Revista Neurociências, 14(4), 185–190. https://doi.org/10.34024/rnc.2006.v14.8741

Edição

Seção

Artigos Originais
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