O organismo como referência fundamental para a compreensão do desenvolvimento cognitivo

Autores

  • Carlos Eduardo Barros Pós-graduando, Curso de Pós-graduação em Ciências Médicas
  • Maria Imaculada Merlin Carvalho Pós-graduando, Curso de Pós-graduação em Ciências Médicas
  • Vanda Maria Gimenes Gonçalves Professora Livre Docente, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas e do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED)
  • Sylvia Maria Ciasca Professora Livre Docente, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas e do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED).
  • Orly Mantovani de Assis Zucatto Professora Assistente Doutora, Faculdade de Educação e Laboratório de Psicologia Genética. · Membros do Grupo de Pesquisa: Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem, registrado no CNPq e certificado pela instituição de origem.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8853

Palavras-chave:

Psicologia genética, Neurodesenvolvimento, Inteligência, Mente

Resumo

O objetivo deste estudo é estabelecer uma aproximação dos conceitos piagetianos com os avanços da neurociência, visando ratificar a compreensão do processo de construção das estruturas mentais. Pesquisadores interessados na função do cérebro têm tido oportunidade sem precedentes de examinar a correlação neurobiológica do comportamento humano, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da neurociência cognitiva, um campo de pesquisa que combina as estratégias experimentais da psicologia com várias técnicas que examinam como a função cerebral sustenta a atividade mental. Conceituando a inteligência como um prolongamento da adaptação biológica do organismo ao meio e tendo sido evidenciado pela filogênese a ação precedendo a progressiva corticalização de funções, enfatiza-se o desenvolvimento cognitivo como um processo, no qual as atividades do sujeito possibilitam as trocas com o meio de uma forma dinâmica, do nível de organização biológica e neurológica até o cognitivo. Assim, a proposta deste trabalho é refletir sobre o modelo neurobiológico atual e as interpretações comuns com a psicologia genética. Neste artigo serão estudadas algumas aproximações entre estes dois ramos do conhecimento humano, porém, considerando a diferença temporal de mais de 50 anos entre ambas teorias.

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Publicado

2004-12-31

Como Citar

Barros, C. E., Carvalho, M. I. M., Gonçalves, V. M. G., Ciasca, S. M., & Zucatto, O. M. de A. (2004). O organismo como referência fundamental para a compreensão do desenvolvimento cognitivo. Revista Neurociências, 12(4), 212–216. https://doi.org/10.34024/rnc.2004.v12.8853

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido: 2019-02-06
Publicado: 2004-12-31

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