Tecendo nacionalismos: usos e significados da tapeçaria de Bayeux no contexto anglo-francês do século XIX

Autores

  • Paulo Christian Martins Marques da Cruz UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/cq6zds40

Palavras-chave:

Tapeçaria de Bayeux, medievalismo, nacionalismo

Resumo

O presente trabalho visa apresentar algumas considerações acerca dos usos e significações da Tapeçaria de Bayeux, produzida após a Conquista Normanda da Inglaterra (1066) no contexto do século XIX. Produzida na abadia de Canterbury sob a comitência de Odo de Bayeux (c. 1030-1097), meio-irmão de Guilherme, o Conquistador (c. 1028-1087), o primeiro rei normando da Inglaterra, o têxtil apresenta, visualmente, um encadeamento de eventos concernentes ao processo da Conquista, dando principal ênfase à vitória de Guilherme sobre Haroldo II Godwinson (c. 1022-1066) durante a Batalha de Hastings – clímax dessa investida político-militar. No esteio das produções medievalistas do século XIX, os movimentos nacionalistas reinterpretaram e instrumentalizaram a Tapeçaria de Bayeux de modo a reforçar as identidades nacionais emergentes, bem como as alteridades que as caracterizavam.

Biografia do Autor

  • Paulo Christian Martins Marques da Cruz, UNIFESP

    Doutorando em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Bolsista CAPES-DS. Pesquisador do Laboratório de Estudos Medievais – LEME História da Arte-UNIFESP. e-mail p.cruz@unifesp.br

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Martins Marques da Cruz, P. C. (2025). Tecendo nacionalismos: usos e significados da tapeçaria de Bayeux no contexto anglo-francês do século XIX. Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/cq6zds40