Política de Avaliação

Imagem: Revista de História da Arte adota a avaliação duplo-cega por pareceristas ad hoc, com a colaboração de professores-pesquisadores conceituados de universidades brasileiras e internacionais, o que garante, a um só tempo, rigor e transparência nos critérios de avaliação. Com o intuito de fortalecer os princípios éticos adotados no processo de avaliação e publicação. 

Os artigos e textos submetidos à Imagem passam por uma pré-seleção editorial em que se avaliará a pertinência dos textos em relação à proposta temática de cada edição do periódico. Ademais, Imagem apenas aceita artigos inéditos e originais. Uma vez aceitos na pré-seleção, os artigos são encaminhados a pelo menos dois pareceristas especializados na temática do artigo que, mediante consideração aos critérios de análise e concordância com as normas da revista, podem:

  1. recomendar a publicação, com ou sem sugestões (cabendo ao autor acatá-las ou não);
  2. aprovar mediante reformulação, o que implica o reenvio do texto ao parecerista após as alterações realizadas pelo autor;
  3. recusar a publicação.

Importante: no caso de dois pareceres discordantes, o texto será enviado a um terceiro parecerista.

Os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial, uma vez que os nomes dos autores dos textos (e sua filiação institucional) não são divulgados aos pareceristas e tampouco os autores tem acesso aos nomes dos pareceristas . Para alcançar uma "avaliação cega por pares", na escolha dos pareceristas os editores serão evitados quaisquer conflitos de interesse.

Os artigos são avaliados conforme os seguintes critérios: adequação ao escopo e às linhas editoriais do periódico; ineditismo; habilidade de mobilização do repertório da área de conhecimento; demonstração de capacidade reflexiva; possibilidade de contribuição do artigo ao debate sobre arte, cultura, história, historiografia, teoria, crítica da arte, exposições e temas correlatos; domínio da língua escrita conforme registro adequado à pesquisa e divulgação científica; conformidade com as diretrizes para submissão aos autores.

O período de avaliação dura no máximo 4 (quatro) meses, ao fim do qual o autor receberá um e-mail com a decisão tomada. Os recursos solicitados pelos autores serão analisados caso a caso pela equipe editorial. Os Editores de Imagem têm total autonomia para aceitar ou dispensar as solicitações assinaladas e se comprometem a atuar conforme as diretrizes de boas práticas adotadas pelo periódico.

Nos casos em que for constatado um possível conflito de interesses entre autores e pareceristas durante o processo de avaliação, o corpo editorial da revista encaminhará o artigo a um novo parecerista, que esteja apto a realizar a avaliação do artigo. Os Editores se colocam à disposição para efetuar eventuais correções, solicitadas pelos autores, nos artigos publicados, desde que respeitada a viabilidade técnica de retificação em cada caso.

Imagem utiliza os recursos e programas antiplágio disponíveis à comunidade acadêmica, como por exemplo as plataformas iThenticate e Turnitin.