DOS Novas Reflexões sobre as Pinturas da Escola de Arte de Beuron no Mosteiro de São Paulo

Autores

  • Klency Kakazu De Brito Yang Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15105

Palavras-chave:

Arte de Beuron, Adelbert Gresnicht, Peter Lenz, Mosteiro de São Bento de São Paulo

Resumo

Este trabalho discorre sobre a Escola de Arte de Beuron (Alemanha), que representou a modernidade na arte religiosa entre os séculos XIX e XX, e se fez representar no Brasil. A Arte de Beuron almejou resgatar a Arte Antiga como expediente para uma arte religiosa pura. No Brasil, desembarcou com a Restauração Religiosa (1895) e em São Paulo (1914) com o artista belga Adelbert
Gresnicht. Acreditamos que a produção paulistana de Gresnicht assumiu um caráter autoral, distanciou-se daprodução germânica beuronense do seu mestre Peter Lenz e que existem questões em aberto quanto à equipe de artistas que trabalharam nesta obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARQUIVO DE ST. MARTIN. “Kunstschule zu Kunstarchiv Beuron”. Fotográfica colorida, s.d. Acervo pessoal de Hubert Krins, fev. 2019.

Brooks, P. Notas Gerais. In: LENZ, D. “The Aesthetic of Beuron and other writings”. London: Francis Boutle Publishers, 2002.

GALLERIA NAZIONALE D’ARTE MODERNA.: “I Nazareni a Roma”. Roma: De Luca Editore, 1981.

Krins, H. Introdução. In: LENZ, D. “The Aesthetic of Beuron and other writings”. London: Francis Boutle Publishers, 2002.

Krins, H. La Scuola d’arti di Beuron. In: CASSANELLI, R. et al. “Benedetto: léredità artistica”. Roma: Jaca Books, 2007.

Lenz, D. “TheAesthetic of Beuronand other writings”.London: Francis Boutle Publishers, 2002.

Luna, J. “Os monges beneditinos no Brasil”. Rio de Janeiro: Lumen Christi, 1947.

Metken, G. “Die Nazarener”. Städen. Städelschen Kunstinstitut. Frankfurt, 1977, pp. 323-325

Scherer, Michael Emílio. D. Miguel Kruse: Abade do Mosteiro de São Paulo 1864-1929. Munique: Academia Beneditina Bávara (Mosteiro de São Bonifácio), 1963.

Standaert, F. “L’école de Beuron: um essai de renouveau de l’art Chrétien à la fin du XIXc siècle”. Belgium: Éditions de Maredsous, 2011.

Yang, K. “A Pintura beuronense na Basílica do Mosteiro Beneditino de São Paulo: 1914-1922”. Lisboa: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

Downloads

Publicado

2023-05-17 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Kakazu De Brito Yang, K. (2024). DOS Novas Reflexões sobre as Pinturas da Escola de Arte de Beuron no Mosteiro de São Paulo. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 2(2). https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15105 (Original work published 17º de maio de 2023)
Recebido: 2023-05-17
Publicado: 2024-04-02