O Rio de Janeiro de Sunqua: Traço britânico, pintura cantonesa

Autores

  • Carla Hermann UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20172

Palavras-chave:

Paisagem, panorama, artistas viajantes, arte britânica, pintura de exportação chinesa

Resumo

O artigo analisa Panorama do Rio de Janeiro (c. 1830), que retrata a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro, de autoria do artista cantonês Sunqua, e pertencente à coleção da Casa Geyer/Museu Imperial. Para entender a obra, nos voltamos Panorama da Baía de Guanabara (1826-29) outra representação paisagística da baía, parte da coleção do Museu de Arte de São Paulo. Com autoria do britânico Emeric Essex Vidal, que esteve na cidade na primeira meta de do século XIX, a vista serviu de base para a cópia realizada por Sunqua, um pintor pertencente ao chamado “sistema cantonês de pintura de exportação”, que produziu, nos séculos XVIII e XIX, objetos artísticos para o público europeu, na cidade de Cantão, hoje Guangzhou, na China.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

O Rio de Janeiro de Sunqua: Traço britânico, pintura cantonesa . (2024). Imagem: Revista De História Da Arte, 5(2), 115-134. https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20172