By a Lady: A escrita incógnita de Elizabeth Eastlake

Autores

  • Fátima Madeiro UnB

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20169

Palavras-chave:

Elizabeth Eastlake, tradução de textos, anonimato

Resumo

A trajetória de Elizabeth Eastlake como escritora foi estabelecida a partir de tipologias textuais consideradas menos eruditas, caso dos textos para revistas literárias, catálogos de galerias, prefácios, manuais técnicos e, em grande medida, a tradução de textos. A escrita anônima também foi um recurso largamente usado pela autora em grande parte de sua carreira. Essas foram algumas das estratégias de Elizabeth para acessar o universo erudito de seu tempo. Interessa a esta pesquisa as correspondências que tratam da relação da autora com a cultura germânica, suas viagens à Alemanha e seu estabelecimento como crítica de arte a partir da tradução de textos. Elizabeth Eastlake foi uma erudita atuante no contexto europeu, mas ainda é pouco conhecida e estudada no Brasil. O percurso dessa escritora pode contribuir com a ampliação de perspectivas sobre a profissionalização das mulheres na literatura e na escrita sobre arte do final dos oitocentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Anderson, A. (2020). Gendering art history in the Victorian age: Anna Ja meson, Elizabeth Eastlake, and George Eliot in Florence. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Nebraska].

Bell, B., Keighren, I. M., & Withers, C. W. J. (2015). Travels into Print: Ex ploration, Writinhg, and publishing with John Murray, 1773-1859. The Uni versity of Chicago Press.

Crary, J. (1988). Techniques of the observer. MIT Press.

D’Souza, A., & McDonough, T. (2006). The Invisible Flâneuse? Gender, Public Space and Visual Culture in Nineteenth Century Paris. Manchester University Press.

Eastlake, E. (1841). A Residence on the Shores of the Baltic; Described in a Series of Letters. John Murray Press.

Eastlake, E. (1845). ’Lady Travellers’. Quarterly Review.

Falks, J., & Müller, F. (1833). Characteristics of Goethe. Sarah Austin (trad.). Effingham Wilson.

Gleadhill, E. (2017). Performing Travel: Lady Holland’s Grand Tour Souve nirs and the house of all Europe. EMAJ (Special Issue 9.1) 1-20.

Haskel, F. (1976). Rediscoveries in art: some aspects of taste, fashion and collecting in England and France. Cornell University Press.

Huyssen, A. (2011). A Cultura de massas como mulher: O “outro do Moder nismo”. In A. g. Macedo, & R. Francesca (Orgs.), Género, Cultura Visual e Performance (pp. 167-185). Universidade do Minho.

Passavant, J. D. (1836). Tour of a German Artist in England: With Notices of Private Galleries, and Remarks on the State of Art. Saunders & Otley. National Gallery. (2022). Art history scholarship between the 1820s and the 1870s: The role of the Eastlake Library at the National Gallery.

National Gallery. https://www.nationalgallery.org.uk/research/research partnerships/art-history-scholarship-between-the-1820s-and-the-1870s the-role-of-the-eastlake-library-at-the-national-gallery

Palmer, C. Maria Callcott on Poussin, Painting, and the Primitives I19: In terdisciplinary Studies in the Long Nineteenth Century, 28, 2019.

Sheldon, J. (2019). Lady Eastlake and the Characteristics of the Old Mas ters. 19: Interdisciplinary Studies in the Long Nineteenth Century, 20(28).

Sheldon, J. (2009). The Letters of Elizabeth Rigby, Lady Eastlake. Liverpool University Press.

Simioni, A. P. C. (2022). Mulheres Modernistas: Estratégias de consagração na Arte Brasileira. Edusp.

Souza, M. F. M. (2024). Respect to the remains: Lady Callcott e a crítica de arte no Oitocentos. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 1(87), 1-23.

Stark, S. (1999). Behind Inverted Commas: Translation and Anglo-German Cultural Relations in the Nineteenth Century. Multilingual Matters.

Woolf, V. (1931). Professions for Women. Literature Cambridge https:// www.literaturecambridge.co.uk/news/professions-women

Woolf, V. (2015). Orlando: uma Biografia. Autêntica Editora.

Wolff, J. (1985). The Invisible Flâneuse: Women and the Literature of Mo dernity. Theory, Culture & Society, 2(3).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

By a Lady: A escrita incógnita de Elizabeth Eastlake . (2024). Imagem: Revista De História Da Arte, 5(2), 90-114. https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20169