Uma pintura brasileira recém-identificada de Robert Dampier

Autores

  • Robert J. Wilkes UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20167

Palavras-chave:

Robert Dampier, Arte Britânica, Artista Viajante, Escravidão, Paisagem Pitoresca

Resumo

Este artigo apresenta uma pintura a óleo recém-descoberta do pouco conhecido artista britânico Robert Dampier (1800–74), retratando o Pão de Açúcar com dois homens escravizados no Rio de Janeiro, pintado no meio da década de 1820. A pintura, que se encontra no Museu de Arte de São Paulo (MASP), foi anteriormente atribuída a Henry Chamberlain e Nicolas-Antoine Taunay, mas a evidência de que é realmente de Dampier é confirma da por meio de fontes primárias (incluindo desenhos originais de Dampier em posse de seus descendentes) e comparação visual com outras obras conhecidas do artista. Uma segunda pintura da coleção Geyer, no Rio, também é atribuída a Dampier pela primeira vez. Com a confirmação da atribuição a Dampier, o quadro do MASP é comparado com outras obras dos artistas viajantes britânicos. Por fim, tendo em mente o claro interesse do artista pela paisagem tropical, o artigo considera a importância da paisagem em suas obras mais conhecidas, quatro retratos pintados no Havaí em 1825.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Aguilar, N. (2000). Mostra do Redescobrimento: o olhar distante. Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais.

Bandeira, J., & Lago, P. C. Debret e o Brasil: obra completa. 6ª ed. Capivara.

Bethell, L. (2018). Britain and Brazil (1808–1914). In L. Bethell. Brazil: Essays in History and Politics (pp. 57–92). University of London Press.

Blackwood’s Edinburgh Magazine (August 1825).

Brienen, R. P. (2013). Albert Eckhout’s African Woman and Child (1641): ethno graphic portraiture, slavery, and the New World subject. In A. Lugo-Ortiz, & A. Rosenthal (Eds.), Slave Portraiture in the Atlantic World (pp. 229–55). Cam bridge University Press.

Broadley, A. M., Bartelot, R. G. (1906). The Three Dorset Captains at Trafalgar: Thomas Masterman Hardy, Charles Bullen, Henry Digby. John Murray.

Byron, G. A. (1826). Voyage of H.M.S. Blonde to the Sandwich Islands, in the Years 1824–1825. John Murray.

Caldcleugh, A. (1825). Travels in South America During the Years 1819-20-21. John Murray.

Castro Maya. (1996). Os Museus Castro Maya. Banco Safra.

Chamberlain, H. (1821). Views and Costumes of the City and Neighbourhood of Rio de Janeiro. Thomas McLean.

Christian Herald. (1819). “Letter from Rio Janeiro, Feb. 1, 1819”. Christian Herald, v. 6, n. 9 (21 August 1819).

Dampier, R. (1971). To the Sandwich Islands aboard the H.M.S. Blonde. University Press of Hawaii.

Eclectic Review. (1827). (April 1827).

Edgeworth, M. (1994). Belinda. Oxford University Press.

Ferrez, G. (2000). Iconografia do Rio de Janeiro, 1530–1890: catálogo analítico. Casa Jorge Editorial.

Graham, M. (1824). Journal of a Voyage to Brazil, and Residence There, During Part of the Years 1821, 1822, 1823. Longman, Hurst, Rees, Orme, Brown and Green.

Henderson, J. (1821). A History of the Brazil; Comprising its Geography, Com merce, Colonization, Aboriginal Inhabitants, &c. &c. &c. Longman, Hurst, Rees, Orme and Brown.

Jouve, C. L. (2003). Nicolas-Antoine Taunay, 1755-1830. Arthena.

Lago, P. C. (2008). Taunay e o Brasil: obra completa, 1816-1821. Capivara.

London Gazette. (1826). n. 18291 (29 September 1826).

Manchester, A. K. (1933). British Preëminence in Brazil: Its Rise and Decline. University of North Carolina Press.

Marquez, L. (1998). Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateau briand: Arte da Península Ibérica, do Centro e do Norte da Europa. MASP.

May, W. H. (2006). Diário de uma vaigem da baía de Botafogo à cidade de São Paulo (1810). Grupo Editorial Record.

Meyer’s British Chronicle, A Universal Review of British Literature, &c., v. 1, n. 2 (1827).

Ramos, P. B. S. C. A comunidade inglesa no Rio de Janeiro e o tráfico de es cravos: moral, política e sociabilidades no caso do navio Flor de Loanda (1838 1846). Sociedade brasileira de estudos dos oitcentistos. Available at: https:// www.seo.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=51

Schwarcz, L. M. (2008). O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. Companhia das Letras.

Skinner, K. L. (2010). Ships, Logs and Voyages: Maria Graham navigates the Journey of H.M.S. Blonde. Special Honours dissertation, University of Texas.

Thompson, C. (2015). “Only the Amblyrhynchus”: Maria Graham’s Scientific Editing of Voyage of the HMS Blonde (1826/27). Journal of Literature and Scien ce, 8(1), 53.

Wilkes, R. (2023). A historical and iconographic analysis of Charles Landse er’s Brazilian paintings. MODOS: Revista de História da Arte, 7(3), 22-52.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Uma pintura brasileira recém-identificada de Robert Dampier. (2024). Imagem: Revista De História Da Arte, 5(2), 31-63. https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20167