DOS Inícios de A Arte Brasileira, de Gonzaga Duque, em Guanabara

Autores

  • Paula Ferreira Vermeersch Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16217

Palavras-chave:

Gonzaga Duque, Crítica De Arte, Imprensa Fluminense

Resumo

Em 1888, o crítico de Arte carioca Luiz Gonzaga Duque Estrada (1863-1911) publicou seu livro de estreia, A Arte Brasileira, em que buscava compreender aspectos da pintura e da escultura no país, desde os tempos coloniais. Objeto de estudo e comentário ao longo de décadas, A Arte Brasileira ainda suscita muitas questões para o atual debate historiográfico sobre artistas, obras, temas e técnicas, notadamente nos temas relativos às Artes do Segundo Império. Neste texto, a intenção é buscar elementos para a compreensão da formação deste livro fundamental, a partir do exame de algumas das primeiras participações de Gonzaga Duque na imprensa do Rio de Janeiro, que se dão a partir de 1883, quando o jovem crítico funda, junto com Olímpio de Niemeyer (1859-1931), o jornal Guanabara. No Guanabara, Gonzaga Duque comenta exposições, efemérides e talvez neste processo estejam as bases para o pensamento que moldará A Arte Brasileira.

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Publicado

2024-01-30 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Ferreira Vermeersch, P. (2024). DOS Inícios de A Arte Brasileira, de Gonzaga Duque, em Guanabara. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 3(2), 42–53. https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16217 (Original work published 30º de janeiro de 2024)
Recebido: 2024-01-28
Publicado: 2024-04-02