DOS A Fantasia como Experimentação Arquitetônica na Primeira Obra de G. B. Piranesi

Autores

  • Angela Rosch Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16215

Palavras-chave:

Arquitetura, Piranesi, Perspectiva, Fantasia, Arte

Resumo

Giovanni Battista Piranesi chegou em Roma em 1740 num contexto em que emergia, nas academias de belas artes da “cidade eterna”, o desenho da arquitetura imaginária. O objetivo aqui é analisar como Piranesi se valeu da fantasia arquitetônica como um recurso para a experimentação formal, tendo como recorte a sua obra inaugural: Prima parte di architetture e prospettive (1743). Ao verificar essa sua primeira obra, conclui-se que as fantasias têm imenso valor para o desenvolvimento da trajetória piranesiana entre 1740 e 1778, além de nutrir o coetâneo debate arquitetônico e artístico. Assim, a Prima parte se tornou uma referência no que tange à compreensão da transição entre as preceptivas estabelecidas a partir do Quattrocento e uma incipiente modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bevilacqua, M. (2008). Piranesi – Taccuini di Modena. Artemide.

Bianconi, G. L. (2012). Elogio Storico del Cavaliere Giovani Battista Piranesi: celebre antiquario ed incisore di Roma (1779). Horti Hesperidum, 2. https://art.torvergata.it/handle/2108/110389#.XhL8JUdKjIV

Bottari, G. G. (1822) Raccolta di lettere sulla pintura, scultura e architettura: scritte da’ più celebri personaggi dei secoli XV, XVI, e XVII (Vol. 7). G. Silvestri. https://archive.org/details/diletteresulla07bott/page/n8

Calvesi, M. (1980). Giovan Battista Piranesi: dispensa per il corso monografico del prof. Maurizio Calvesi. Red.: Stefania Macioce. Bagatto.

Garms, J. (2019). La prima parte di architetture e prospettive. In Biblioteca Nacional de España. Giovanni Battista Piranesi en la Biblioteca Nacional de España (pp. 61-71). Biblioteca Nacional de España.

Ficacci, L. (2016). Piranesi – catálogo completo das águas-fortes. Taschen.

Focillon, H. (1918). Giovanni-Battista Piranesi 1720-1778 [Thèse de Doctorat, Universitè de Paris].

Journal de Trevoux. (1754). Mémoires pour l`Histoire des Sciences et Beaux--Arts, Commencés d`être imprimés l`an 1701 à Trévoux, e dédiés à son Altesse Sérénissime Monseigneur le Prince Souverain de Dombes, Aoust. Paris.

Legrand, G. G. (1921). Notice Historique sur la vie et les ouvrages de J. B. Piranesi – architecte, peintre et graveur, 1821. In: Morazzoni, G. Giovan Battista Piranesi: architetto ed incisore; (1720-1758). Alfieri & Lacroix.

Morazzoni, G. (1720-1758). Giovan Battista Piranesi: architetto ed incisore. Alfieri & Lacroix.

Patte, P. (1754). Mémoires pour l`Histoire des Sciences et Beaux-Arts, Commencés d`être imprimés l`an 1701 à Trévoux, e dédiés à son Altesse Sérénissime Monseigneur le Prince Souverain de Dombes, Aoust.

Piranesi, G. B. (1743). Prima parte di architetture e prospettive. [Gravura].

Piranesi, G. B. (1750). Opere Varie di Architettura, Prospettive Grotteschi Antichità sul gusto degli antichi romani. Inventate, ed Incise da Gio. Batista Piranesi, Architetto Veneziano. [Gravura].

Wilton-Ely, J. (1993). Piranesi: as architect and desinger. The Pierpont Morgan Library

Downloads

Publicado

2024-01-30 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Rosch Rodrigues, A. (2024). DOS A Fantasia como Experimentação Arquitetônica na Primeira Obra de G. B. Piranesi. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 3(2), 19–41. https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16215 (Original work published 30º de janeiro de 2024)
Recebido: 2024-01-28
Publicado: 2024-04-02