DOS Artistas da nação? Uma leitura da biografia de artista em dois periódicos colombiano

Autores

  • Diana Carolina Toro Henao Universidad de los Andes. UNIANDES, Colômbia

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15111

Palavras-chave:

biografia do artista, nação, imprensa do século XIX, Colômbia

Resumo

Este artigo busca estudar a configuração da "nação" na construção das biografias de artistas em dois periódicos de grande relevância para o desenvolvimento do campo artístico colombiano: El Papel Periódico Ilustra do (1881-1888) e Lectura y Arte (1903- 1906). O El Papel Periódico Ilustrado publicou, no quadro da sua finalidade de formação artística e jurídica, uma série de biografias de personagens que viriam a consolidar uma espécie de panteão de homens ilustres. Neste catálogo destacam-se quatro figuras do campo artístico: José M. Espinosa, José M. Groot, Francisco J. Matís e Ramón Torres Méndez. Em conexão com esta iniciativa, anos depois, Lectura y Arte publicou histórias biográficas de Epifanio Garay, Andrés de Santamaría, Ignacio Cano e Marco Tobón Mejía. Em ambas as publicações, os textos são acompanhados de retratos desenhados no que parece ser uma marca genérica desse tipo de escrita. Em primeiro lugar, proponho caracterizar as biografias atentando para aspectos como formação, reconhecimento e retratos, na perspectiva dos estudos autorais e biográficos. Em seguida, espero aprofundar as ideias de nação a partir dos lugares de enunciação em que as personagens se configuram a partir das discussões levantadas por Aníbal Quijano, María Lugones e Ángel Rama. Por fim, com base nas abordagens de Jesús Barbero, analisarei o lugar dessas publicações periódicas na construção das ideias de nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arango, Sofía Stella. (2011). “Comienzos de la enseñanza académica de las artes plásticas en Colombia”. Historia y sociedad, (21), 145-170.

Barbero, Jesús Martín. (1987). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. México D.F.: Editorial Gustavo Gili.

Gutiérrez, Rodrigo. (2003). “Construyendo las identidadesnacionales. Próceres e imaginario histórico enSudamérica (siglo XIX)”. En: ManuelChust, Víctor Mínguez (eds.). La construcción del héroe en España y México (1789-1847) (pp. 281-306).Valencia: Universidad.

Gutiérrez, Rodrigo. (2003). “El papel de las artes en la construcción de las identidades nacionales en Iberoamérica”. Historia Mexicana, (2), 341-390.

Jiménez Fernández, Wilson Ferney. (2012). “El Papel Periódico Ilustrado y la configuración del proyecto de la Regeneración (1881-1888)”. Historia, Crítica, (47), 115-138.

Lugones, María. (2008). “Colonialidad y Género”. Tabula Rasa, (9), 73-101.

Momigliano, Arnaldo. (1986). “Introducción: el estado ambiguo de la biografía” y “Teorías modernas sobre la biografía en la Antigüedad” (pp. 11-35). En Génesis y desarrollo de la biografía en Grecia. México: Fondo de Cultura Económica.

Quijano, Aníbal. (2007). “Colonialidad del poder y clasificación social”. En Santiago Castro y Ramón Grosfoguel (eds.). El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global (pp. 93-126). Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

Pollock, Griselda. (1980). “Artists, Mythologies and media, genius, madness and art history”. Screen, 21, (3), 57-96.

Rama, Ángel. (1984). La ciudad letrada. Hanover: Ediciones del Norte.

Trouillot, Michel-Rolph.(2011). “Moderno de otromodo. Lecciones caribeñas desde el lugar del salvaje”. Tábula Rasa, (14), 79-97

Vasari, Giorgio.(1948). Vidas de los más excelentes pintores, escultores y arquitectos. Buenos Aires: Ed. Jackson.

Downloads

Publicado

2023-05-17 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Carolina Toro Henao, D. (2024). DOS Artistas da nação? Uma leitura da biografia de artista em dois periódicos colombiano. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 2(2). https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15111 (Original work published 17º de maio de 2023)
Recebido: 2023-05-17
Publicado: 2024-04-02