Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-05-17. Leia a versão mais recente.

DOS Modelos de Representação: o Afromestizo em Pinturas de batalha no Chile de meados do século século 191

Autores

  • Jaime Cuevas Pérez Universidad Adolfo Ibáñez | Chile

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15107

Palavras-chave:

modos de representação, cenas de batalha, nacionalismo, independência, afrodescência

Resumo

Esta pesquisa se concentra na análise de pinturas de batalhas pela independência do Chile inscritas nos relatos da constituição nacional de meados do século XIX, obras que nos permitirão refletir não apenas sobre os modelos de representação da negritude e do Afromestizo em termos de lugar socialmente atribuído, mas também analisar seu modo de representação na produção plástica local. Ou seja, revelando o tratamento figurativo e o substrato ideológico que o sustenta num contexto de construção da nação. Embora seja possível reconhecer sujeitos afromestizo em representações visuais de tipos e costumes que retratam o sistema de vida quotidiana durante o século XVIII e primeira metade do século XIX, aqui situamos a investigação naquelas representações visuais que respondem ou (re)escutam produzir uma vontade pública e nacional(ista) sobre o que está representado. Ou seja, obras que, por sua circulação e inscrição, provêm de imagens pedagógicas e ideológicas cuja função discursiva promove a elaboração de imaginários e memórias nacionais para o incipiente estado chileno. Através das obras visuais apresentadas nesta ocasião, é possível apontar alguns problemas representacionais em termos de gêneros pictóricos e modos de exibição, levando em consideração o problema do retrato, dos tipos e dos estereótipos na configuração das imagens da negritude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amigo, Roberto. Imágenes para una nación. Juan Manuel Blanes y la pintura de tema históricoen la Argentina (1994). Arte, historiae identidad enamérica: visiones comparativas, XVII Coloquio Internacional de Historia del Arte, tomo II, Universidad Nacional Autónoma de México.

Arre Marfull, Montserrat. Pedro Subercaseaux: mediador entre siglos o una pincelada de la afrodescendencia en Chile (2022). Meridional. Revista Chilena de Estudios Latinoamericanos, número 18, 213-220.

Barra, Carolina y Godoy, Adrián. Armas blancas. En defensa del honor. Colecciones del Museo Histórico Nacional (2012). Museo Histórico Nacional, Santiago.

Becker, Udo. Enciclopedia de los símbolos (2003). Ediciones Robin Book, España.

Belting, Hans. Antropología de la imagen (2009) Kantz, España.

Contreras Cruces, Hugo. Las Milicias de Pardos y Morenos libres de Santiago de Chile en el siglo XVIII, 1760-1800 (2006). Cuadernos de Historia N 25, Universidad de Chile, 93-117 Contreras Cruces, Hugo. Artesanos mulatos y soldados beneméritos. El Batallón de Infantes de la Patria en la Guerra de Independencia de Chile 1795-1820 (2011). Revista de Historia Vol. 1, N 44, Pontificia Universidad Católica de Chile, 51-89

Cuevas, Jaime y Vidal, Milencka. Incertidumbres en visualidades de indígenas y negros en Chile, siglo XIX (2019). Estéticas del poder y contrapoder de la imagen en América, Pontificia Universidad Católica de Chile, 395-414.

Cuevas, Jaime y Vidal, Milencka. Catastro y visualidad de afromestizos en Chile. Colección del Museo Nacional de Bellas Artes (2019). Ril editores, Santiago.

Cussen, Celia L. El paso de los negros por la historia de Chile (2006). Cuadernos de Historia N 25, Departamento de Ciencias Históricas, Universidad de Chile, 45-58

Drien,Marcela.Coleccionismo y secularizaciónenChile enel sigloXIX(2015). História da arte: coleções arquivos e narrativas, VIII Jornadas de Historia del Arte, Universidad Adolfo Ibáñez y Universidad Federal de Sao Paulo, 73-81

Ghidoli, María de Lourdes. Estereotipos en negro. Representaciones y autorrepresentaciones visuales de afroporteños en el siglo XIX (2016). Prohistoria ediciones, Argentina

Milano, Ronit. The portrait bust and french cultural politics in the 18th century (2015). Brill, Inglaterra.

Núñez, Elsaris. Representando a la mujer de élite: el diálogo entre el retrato y la pintura de género en los interiores domésticosnovohispanos (2016). Revista Kaypunku, Vol. 3, Nº 2.

Pérez Vejo, Tomás. Pintura de historia e imaginario nacional: el pasado en imágenes (2011). Revista Historia y Geografía, UIA, Nº 16, 73-110

Pohl, Frances K.Blancos y negros en américa (2001).En Stephen F.Eisenman (Coordinador), Historia crítica del arte del siglo XIX, Akal Ediciones, España Pointon, Marcia. Slavery and the possibilities of portraiture (2013). Ver en:Lugo-Ortiz, Agnes y Angela Rosenthal “Slave Portraiture in the Atlantic World”, Cambridge University Press

Quijada, Mónica, Bernard, Carmen, Schneider, Arnd. Homogeneidad y Nación con un estudio de caso: Argentina, a siglos XIX y XX (2000). Centro de Humanidades, Instituto de Historia, Madrid.

San Martín, William. Colores oscuros y estatus confusos. El problema de la definición decategorías étnicas y del estatus de y enlitigios en litigiosde negros,mulatos ypardos (Santiago a finesdel sigloXVIII) (2010).

En: Araya, Alejandra y Valenzuela, Jaime (editores): América colonial. Denominaciones, clasificaciones e identidades, Ril editores, p. 257-284

Subercaseaux, Bernardo. Raza y nación: el caso de Chile (2007). A contra corriente. Una revista de historia social y literatura de América Latina, vol 5, Nº1, 29-63

Vicuña Mackenna, Benjamín. Una visita a la esposicion de pinturas de 1858 (1858). Revista del Pacifico, Tomo I, 430-450.

Vicuña Mackenna, Benjamín. El arte nacional i su estadistica ante la esposicion de 1884 (1884). Revista de Artes y Letras, Año 1, Nº 9, Tomo II, Santiago,

Downloads

Publicado

2023-05-17

Versões

Como Citar

Cuevas Pérez, J. (2023). DOS Modelos de Representação: o Afromestizo em Pinturas de batalha no Chile de meados do século século 191. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 2(2). https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15107