DOS Novas Reflexões sobre as Pinturas da Escola de Arte de Beuron no Mosteiro de São Paulo

Autores

  • Klency Kakazu De Brito Yang Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15105

Palavras-chave:

Arte de Beuron, Adelbert Gresnicht, Peter Lenz, Mosteiro de São Bento de São Paulo

Resumo

Este trabalho discorre sobre a Escola de Arte de Beuron (Alemanha), que representou a modernidade na arte religiosa entre os séculos XIX e XX, e se fez representar no Brasil. A Arte de Beuron almejou resgatar a Arte Antiga como expediente para uma arte religiosa pura. No Brasil, desembarcou com a Restauração Religiosa (1895) e em São Paulo (1914) com o artista belga Adelbert
Gresnicht. Acreditamos que a produção paulistana de Gresnicht assumiu um caráter autoral, distanciou-se daprodução germânica beuronense do seu mestre Peter Lenz e que existem questões em aberto quanto à equipe de artistas que trabalharam nesta obra.

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Referências

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Publicado

2023-05-17 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Kakazu De Brito Yang, K. (2024). DOS Novas Reflexões sobre as Pinturas da Escola de Arte de Beuron no Mosteiro de São Paulo. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 2(2). https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15105 (Original work published 17º de maio de 2023)
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