Políticas Públicas de Turismo na Legislação Federal e do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Ícaro Coriolano Honório Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Isa de Oliveira Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2020.v13.9523

Palavras-chave:

Turismo, Políticas Públicas, Planejamento Territorial

Resumo

O turismo representa uma das atividades econômicas que mais tem se desenvolvido no setor terciário brasileiro, tendo o estado de Santa Catarina obtido bastante expressividade nas últimas décadas. Como prática social, econômica e ecológica, que produz e organiza o espaço, o turismo gera relações de poder e territorialidades que justificam o interesse do fenômeno a partir do viés geográfico. A necessidade de melhor organização do setor turístico trouxe o planejamento que, por sua vez, fez com que se criassem órgãos e leis para reger a política pública de turismo no Brasil. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, objetivou discutir as políticas públicas de turismo presentes na legislação federal e do estado de Santa Catarina sob a ótica do planejamento territorial. Verificou-se que o turismo ainda necessita estar amparado por instrumentos legais, inclusive no caso da proteção dos recursos ambientais, garantindo assim a continuidade desta atividade para aqueles que dela necessitam para a sua subsistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ícaro Coriolano Honório, Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Possui graduação em Hotelaria pelo Instituto Federal do Ceará (2009). Técnico em Agenciamento e Guia pelo Instituto Federal do Ceará (2007), com habilitação em Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul. Atuou como analista de turismo (turismólogo), servidor público efetivo, da Prefeitura Municipal de Caucaia - CE. Atualmente, é professor efetivo do eixo Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Isa de Oliveira Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN ) - Doutorado e Mestrado - e coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Referências

BRANDÃO, Carlos. A busca da utopia do planejamento regional. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 120, p. 17-37, jan./jun. 2011.

______. Estratégias de desenvolvimento regional, decisões e interinstitucionalidades: desafios da abordagem crítica das transformações socioespaciais e os impasses para a efetivação das políticas regionais no Brasil. In: Randolph, Rainer; Siqueira, Hipólita; Oliveira, Alberto. Planejamento, políticas e experiências de desenvolvimento regional: problemáticas e desafios. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

BRASIL. Lei nº 8771, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11771.htm> Acesso em 22 de setembro de 2018.

______. Instituto Brasileiro de Turismo. Pesquisa da FGV revela impacto econômico do turismo em Santa Catarina. EMBRATUR, Brasil, 08 mar. 2018. Disponível em < http://www.embratur.gov.br/piembraturnew/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/Pesquisa_da_FGV_revela_impacto_economico_do_turismo_em_Santa_Catarina.html>. Acesso em 16 jan. 2019.

CABEZA, Ángel Massiris. Fundamentos Conceptuales y metodológicos del ordenamiento territorial. Colômbia: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, 2005.

CARLEIAL, Liana. O desenvolvimento regional brasileiro ainda em questão. In: Randolph, Rainer; Siqueira, Hipólita; Oliveira, Alberto. Planejamento, políticas e experiências de desenvolvimento regional: problemáticas e desafios. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

CORIOLANO, Luzia Neide Mendes Teixeira. Arranjos Produtivos Locais do Turismo Comunitário: Atores e Cenários em Mudança. Fortaleza: EdUECE, 2009.

_______. Luzia Neide Menezes Teixeira. Turismo e Meio Ambiente: Interfaces e Perspectivas. In: Coriolano, Luzia Neide Menezes Teixeira; Vasconcelos, Fábio Perdigão. O Turismo e a Relação Sociedade-Natureza: realidades, conflitos e resistências. Fortaleza: EdUECE, 2007.

FONTOURA, Leandro Martins; ANDRADE, Sabrina de Assis. Turismo e Geografia: o Planejamento Territorial do Turismo. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO, 2., 2008, Foz do Iguassu. Anais... Foz do Iguaçu: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2008, v. 2.

GALDINO, Letícia Cristina Fernandes; COSTA, Michele Leandro. Análise das principais políticas públicas de turismo no Brasil, da década de 1990 à atualidade. Revista Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, set. 2011.

GRINOVER, Lucio. O planejamento físico-territorial e a dimensão ambiental. Cadernos FUNDAP, São Paulo, ano 9, nº 16, p. 25-32, jun. 1989.

MAFRA, Francisco; SILVIA, J. Amado. Planejamento e Gestão do Território. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2004.

OLIVEIRA, Tassiana Moura. A Lei do Turismo – Lei 11.771 de 17 de setembro de 2008: uma breve análise. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 20, n. 2, ago. 2009.

PECCATIELLO, Ana Flávia Oliveira. Políticas públicas ambientais no Brasil: da administração dos recursos naturais (1930) à criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (2000). Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 24, jul./dez. 2011, p. 71-82.

PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. A particularidade do quadro urbano do litoral catarinense no processo de urbanização do Sul do Brasil. In: Pereira, Elso Manoel; Dias, Leila Christina Duarte (orgs). As cidades e a urbanização no Brasil: Passado, presente e futuro. Florianópolis: Editora Insular, 2011.

PINHEIRO, Mirian Teresinha. Valorização do patrimônio histórico-cultural: uma perspectiva sustentável para o desenvolvimento turístico. In: Ruschmann, Doris Van de Meene; Tomelin, Carlos Alberto (orgs.). Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. São Paulo: Editora Manole, 2013.

POTT, Crisla Maciel; ESTRELA, Carina Costa. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Revista Estudos Avançados, ed. 31, 2017.

SANTA CATARINA. Lei nº 13.792, de 18 de julho de 2006. Dispõe sobre o Plano Estadual da Cultura, do Turismo e do Desporto do Estado de Santa Catarina–PDIL. Disponível em< www2.sol.sc.gov.br/html/downloads/13792_2006_lei%20PDIL.doc> Acesso em: 20 de setembro de 2018.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.

SOUZA, Jonas Dias de. Meio ambiente no Brasil: valores, políticas e normas. Revista Interface, ed. nº 12, dez. 2016, p. 103-118.

VIGNATI, Federico. Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para pólos, cidades e países. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2008.

VITTE, Claudete de Catro Silva. O planejamento territorial e a dimensão espacial do desenvolvimento: algumas das experiências recentes no Brasil. Revista Política e Planejamento Regional, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 1, p. 1-18, jan./jun. 2015.

Downloads

Publicado

29.04.2020

Como Citar

Honório, Ícaro C., & Rocha, I. de O. (2020). Políticas Públicas de Turismo na Legislação Federal e do Estado de Santa Catarina. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 13(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2020.v13.9523

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-06-30
Aceito: 2020-02-10
Publicado: 2020-04-29