Reflexões sobre o turismo como estratégia de desenvolvimento: a comunidade Mumbuca (TO) e a possibilidade do etnodesenvolvimento

Autores

  • Rayssa Carneiro Santos Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • Reijane Pinheiro da Silva Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO
  • Pedro Paulo Valadão Coelho Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6743

Palavras-chave:

comunidade Mumbuca, etnodesenvolvimento, liberdades substantivas, cultura.

Resumo

O presente trabalho apresenta como questão problema a relação entre a comunidade quilombola Mumbuca, situada no Jalapão, TO, e processos associados ao desenvolvimento econômico e turístico do estado e da região citada. O objetivo da pesquisa foi compreender a agência comunitária diante do contexto apresentado, especificamente após a criação do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) em 2001.A pesquisa foi realizada em 2018, através da observação participante e da revisitação da produção teórica disponível. Categorias como desenvolvimento, etnodesenvolvimento, expansão das liberdades e cultura como recurso, bem como autores que desenvolveram trabalhos sobre a comunidade em tela sustentam a problematização do objeto e ajudam a compreender que formas tradicionais de habitar e pensar o território precisam ser vistas não como um empecilho ao desenvolvimento, mas como possibilidades de promover a expansão das liberdades substantivas (SEM, 2010) e o etnodesenvolvimento (LITTLE, 2002)

Biografia do Autor

  • Rayssa Carneiro Santos, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

    Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão.

  • Reijane Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

    Doutora em Antropologia Social - UFRGS 2012 Mestre em Sociologia - UFG 2001 Professora da Universidade Federal do Tocantins - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

  • Pedro Paulo Valadão Coelho, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

    Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

13.08.2019

Como Citar

SANTOS, Rayssa Carneiro; DA SILVA, Reijane Pinheiro; COELHO, Pedro Paulo Valadão. Reflexões sobre o turismo como estratégia de desenvolvimento: a comunidade Mumbuca (TO) e a possibilidade do etnodesenvolvimento. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 12, n. 4, 2019. DOI: 10.34024/rbecotur.2019.v12.6743. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6743. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-02-27
Aprovado 2019-06-24
Publicado 2019-08-13