Reflexões sobre o turismo como estratégia de desenvolvimento: a comunidade Mumbuca (TO) e a possibilidade do etnodesenvolvimento
Resumo
O presente trabalho apresenta como questão problema a relação entre a comunidade quilombola Mumbuca, situada no Jalapão, TO, e processos associados ao desenvolvimento econômico e turístico do estado e da região citada. O objetivo da pesquisa foi compreender a agência comunitária diante do contexto apresentado, especificamente após a criação do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) em 2001.A pesquisa foi realizada em 2018, através da observação participante e da revisitação da produção teórica disponível. Categorias como desenvolvimento, etnodesenvolvimento, expansão das liberdades e cultura como recurso, bem como autores que desenvolveram trabalhos sobre a comunidade em tela sustentam a problematização do objeto e ajudam a compreender que formas tradicionais de habitar e pensar o território precisam ser vistas não como um empecilho ao desenvolvimento, mas como possibilidades de promover a expansão das liberdades substantivas (SEM, 2010) e o etnodesenvolvimento (LITTLE, 2002)

Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ecoturismo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Ecoturismo, através da pessoa jurídica da Sociedade Brasileira de Ecoturismo, deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Os(as) autores(as) não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Brasileira de Ecoturismo.
The Brazilian Ecotourism Journal, through the legal entity of the Brazilian Ecotourism Society , will withhold the copyrights of the published works. The rights mentioned to the publication of the work in any part of the world, including the rights to the renewals, expansions and disseminations of the contribution, as well as other subsidiary rights. All the works published electronically could later be published in colections printed under coordination of the Brazilian Ecotourism Society. The authors do not have permission for the publication of the contribution in another way, digital printed matter or, in Portuguese or translation, since that the credits are given to the Brazilian Ecotourism Journal.