Marketing de destino com sustentabilidade: o caso de Vila do Abraão

Autores

  • Philipe Campello Costa Brondi da Silva Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ
  • Cecília Bueno Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2020.v13.6739

Palavras-chave:

Ecoturismo, Sustentabilidade, Ilha Grande, Place Branding

Resumo

O presente trabalho visa analisar o segmento de ecoturismo como estratégico para destinos frágeis que necessitam da preservação ambiental para sua atratividade. A escolha do tema se dá pelo fato de se observar que na atividade turística, os segmentos de turismo de sol e de cultura são de forma geral, priorizados por grande parte dos destinos turísticos, não só no Estado do Rio de Janeiro como em outras regiões do país. Apesar de algumas localidades fluminenses já destinarem grande parte da sua atenção e de recursos ao desenvolvimento do ecoturismo, observa-se que muito ainda pode ser feito em termos de direcionamento de políticas públicas e privadas. O presente estudo tem como objetivo investigar destinos semelhante ao da Vila do Abraão, podem ser beneficiados ao utilizarem ferramentas de place branding pautado no segmento de ecoturismo e assim contribuir para sua sustentabilidade. Para se atingir tal objetivo, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento de dados secundários e primários. Os resultados apontaram aspectos negativos de se priorizar a promoção de destinos de sol e praia, em conjunto com produtos e serviços relacionados com o semento de ecoturismo. Os dados apontam ainda que esta estratégia favorece para atrair pessoas com hábitos de viagem mais conscientes e com maior cuidado em se preservar o destino e contribuir para a economia local e, diretamente, para a sustentabilidade local. Além disso, o estudo é base para sua proposta de elaboração de um Manual de Orientação para Estratégia de Marketing de Destinos Ecoturísticos.

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Biografia do Autor

Philipe Campello Costa Brondi da Silva, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Turismo pela Universidade Estácio de Sá (2010) e mestrado em Ciência Ambientais na Universidade Veiga de Almeida (2016). Atualmente é vice-presidente de marketing na SUDERJ e foi Subsecretário de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro e Gerente de Marketing da TurisRio

Cecília Bueno, Universidade Veiga de Almeida

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Gestão Ambiental e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente sou professora titular na Universidade Veiga de Almeida, consultora na área de meio ambiente (empresa Céu Aberto: Prestação de Serviços Socioambientais LTDA). Coordena e leciono na mestrado Profissional de Ciências do Meio Ambiente na mesma universidade. 

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Publicado

29.04.2020

Como Citar

Silva, P. C. C. B. da, & Bueno, C. (2020). Marketing de destino com sustentabilidade: o caso de Vila do Abraão. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 13(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2020.v13.6739

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-02-26
Aceito: 2019-09-24
Publicado: 2020-04-29