A Independência e uma cultura de história no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-463320140801Palavras-chave:
Independência, cultura de História, história pública, ensino de históriaResumo
O objetivo deste artigo é propor uma análise preliminar de atitudes e
valores que os brasileiros da atualidade nutrem diante de um fato histórico
específico – a Independência do Brasil – bem como refletir acerca das
relações de tais valores e atitudes com condições acadêmicas de formulação
intelectual em torno do fato histórico. A investigação está baseada em livros
didáticos, best-sellers, vídeos, filmes e magazines de história, bem como
em uma pesquisa de opinião pública. Por fim, o artigo discute a noção de
“cultura de história”, e como a mesma pode eventualmente pautar valores
sociais dos brasileiros em relação ao passado.
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Copyright (c) 2022 César Augusto Atti, João Paulo Pimenta, Sheila Virginia Castro, Nadiesda Dimambro, Beatriz Duarte Lanna, Marina Pupo, Luís Otávio Vieira
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