Escola 100% reciclável: Educação Ambiental formal nas unidades escolares municipais de Pinhais (PR)

Autores

  • Nirma Nemitz Prefeitura Municipal de Pinhais
  • Liliane Azeredo Dias Prefeitura Municipal de Pinhais
  • Juliana Zanetti Ribeiro Prefeitura Municipal de Pinhais

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9986

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação Ambiental, Conscientização Ambiental

Resumo

O projeto Escola 100% Reciclável iniciou-se em 2014 com o objetivo de sensibilizar e conscientizar alunos e funcionários sobre a importância do meio ambiente, centrado na metodologia dos 5R’s: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ocorre por adesão, sendo realizado o diagnóstico, palestra, atividades lúdicas e monitoramento. Foi implantado em 23 unidades escolares, totalizando 281 turmas, 7316 alunos e 979 funcionários. Dos resultados é possível apontar que é por meio de posturas pedagógicas comprometidas que se pode mudar atitudes e construir novos hábitos. É justamente a disseminação, a reflexão e a construção do conhecimento sobre práticas ambientais corretas que movem a Educação Ambiental.

 

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Publicado

10-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

NEMITZ, Nirma; DIAS, Liliane Azeredo; RIBEIRO, Juliana Zanetti. Escola 100% reciclável: Educação Ambiental formal nas unidades escolares municipais de Pinhais (PR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 7, p. 449–452, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9986. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9986. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-11-19
Aprovado 2020-06-08
Publicado 2020-12-10