Meio Ambiente como Tema Transversal no contexto de Cursos Experimentais de Curta Duração e da Metodologia da Problematização

Autores

  • Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa Universidade Federal do Pampa, RS
  • Aline da Silva Goulart Universidade Federal do Pampa, RS
  • Débora Lopes Viçosa Universidade Federal do Pampa, RS
  • Andréia Caroline Salgueiro Fernandes Universidade Federal do Pampa, RS
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9868

Palavras-chave:

Ciência, Transversalidade, Experimentação, Modelo Didático

Resumo

Apresentamos a utilização do tema transversal Meio Ambiente, trabalhado por meio da Metodologia da Problematização, com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de construção de percepções sobre o que é Ciência. A proposta foi desenvolvida em um curso experimental de 20h, com educandos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola com baixo índice de desenvolvimento escolar. Os resultados indicaram o envolvimento ativo dos estudantes a partir da formulação dos problemas, levantamento das hipóteses e desenvolvimento dos experimentos na busca por soluções. A partir da metodologia adotada se observou mudanças nas percepções sobre Ciência e sobre os temas emergidos, auxiliando na construção de novos saberes.

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Biografia do Autor

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Universidade Federal do Pampa, RS

Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Especialista Educação Especial e Inclusiva (Fael); Licenciada em Ciências da Natureza (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES).

Aline da Silva Goulart, Universidade Federal do Pampa, RS

Mestranda PPG Bioquímica (Unipampa); Licenciada em Ciências da Natureza (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES).

Débora Lopes Viçosa, Universidade Federal do Pampa, RS

Mestranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Bacharel em Fisioterapia (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES).

Andréia Caroline Salgueiro Fernandes, Universidade Federal do Pampa, RS

Pós Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa), Doutora em Bioquímica (Unipampa), Mestra em Bioquímica (Unipampa), Bacharel em Fisioterapia (Unipampa); Professora colaboradora PPG Educação em Ciências (Unipampa); Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ).

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa, RS

Pós doutorado em Bioquímica Toxicológica (Universidade de Lisboa-Portugal); Doutor em Ciências Biológicas (UFSM); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Graduado em Fisioterapia (UFSM); Graduado em Letras (UNIP); Professor na Unipampa. Coordenador do Grupo de Estudos Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde.

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Publicado

15-02-2020

Como Citar

Carrazoni Lopes Viçosa, C. S., da Silva Goulart, A. ., Lopes Viçosa, D., Caroline Salgueiro Fernandes, A. ., & Folmer, V. (2020). Meio Ambiente como Tema Transversal no contexto de Cursos Experimentais de Curta Duração e da Metodologia da Problematização . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 09–26. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9868

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-10-11
Aceito: 2019-12-04
Publicado: 2020-02-15