A etapa escolar da Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente: análise dos projetos de Educação Ambiental

Autores

  • Erika Regina de Oliveira Minetto Universidade Federal de Mato Grosso
  • Antônio Augusto Rossotto IorisS Cardiff Unviersity
  • Daniela Maimoni de Figueiredo Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-2229-0905

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9602

Palavras-chave:

Políticas públicas. Interdisciplinaridade. Bacia hidrográfica.

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar as Conferências Nacionais Infantojuvenis pelo Meio Ambiente, quanto a participação dos Estados e, particularmente, quanto aos projetos elaborados pelas escolas de Mato Grosso. A análise dos projetos foi quali-quantitativa, incluindo avaliação da estrutura, do conteúdo, da execução e do atendimento aos objetivos, tanto das CNIJMA quanto da Política Nacional de Educação Ambiental (EA). Mato Grosso apresentou baixo desempenho, com menor participação relativa das escolas da região onde se situa a capital em relação a outras duas regiões. Verificou-se que a proposta da Conferência foi, de maneira geral, adequada, mas sua compreensão e implementação foi incipiente no cotidiano escolar e no atendimento aos objetivos da EA. A maioria dos executores dos projetos não possui uma concepção crítica da EA e tem dificuldade em integrar os conteúdos de forma interdisciplinar e no seu contexto socioambiental, sendo um potencial obstáculo à formação de cidadãos participativos.

Biografia do Autor

  • Erika Regina de Oliveira Minetto, Universidade Federal de Mato Grosso

    Bióloga, com mestrado em Recursos Hídricos pela Unviersidade Federal de Mato Grosso. É professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso.

  • Antônio Augusto Rossotto IorisS, Cardiff Unviersity

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Environmental Change and Management (MSc) - University of Oxford (1999), mestrado em Research Methods in Human Geography (MRes) - University of Aberdeen (2003), e doutorado em Geography and Environment (PhD) - University of Aberdeen (2005). Trabalhou como senior policy officer junto `a Scottish Environment Protection Agency (SEPA) em temas relacionados `a implementacao da Diretiva-quadro de Aguas (WFD). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Economica, atuando principalmente nos temas de gestao de recursos hidricos, conflitos socioambientais e ecologia politica. Foi bolsista de pos-doutorado em 2007, com trabalho realizado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, e' professor na Escola de Geociencias da Universidade de Edimburgo, Reino Unido e Pesquisador Visitante Especial (PVE) do Programa Ciencia Sem Fronteiras. A lista completa de publicacoes e outros detalhes academicos estao disponiveis em:  

  • Daniela Maimoni de Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduada em Ciências Biológicas pela UFMT (1991), especialista em Biologia de Ambiente Inundáveis pela UFMT (1995), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT (1997) e doutora em Ecologia e Recursos Naturais/Limnologia pela UFSCar (2007). Sócia-fundadora da empresa Aquanálise, onde atuou como responsável técnica desde 2000 a 2014. Orientou 13 monografias de especialização e graduação, possui 18 trabalhos publicados em periódicos/anais e cap. de livros, organizou 02 livros. Desde julho/2012 atua como profa. colaboradora do mestrado em Recursos Hídricos-UFMT, orientando e co-orientando alunos (12) e ministrando disciplinas (Limnologia, Análises de água e Gestão dos Rec. Hídricos), sendo bolsista PNPD-Capes deste programa desde agosto de 2015.

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Publicado

12-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MINETTO, Erika Regina de Oliveira; IORISS, Antônio Augusto Rossotto; FIGUEIREDO, Daniela Maimoni de. A etapa escolar da Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente: análise dos projetos de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 4, p. 276–295, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.9602. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9602. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-08-04
Aprovado 2019-10-30
Publicado 2019-12-12