Análise de programas de Educação Ambiental do setor público de Ouro Preto (MG)

Autores

  • Ricardo Eustáquio Fonseca Filho Universidade Federal de Ouro Preto / Professor Adjunto http://orcid.org/0000-0001-5804-9120
  • Simone Fernandes Machado Prefeitura Municipal de Ouro Preto / Assistente Administrativa
  • Frederico Martino Simonini da Silva Consultor

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2672

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Oceanos Azuis, Unidades de Conservação.

Resumo

O presente estudo analisa os programas de educação ambiental (EA) promovidos pelo setor público em Ouro Preto/MG e propõe uma metodologia para o diagnóstico, com o intuito de averiguar a sua eficiência e continuidade. A metodologia considerou: revisão bibliográfica e documental; sistematização analítica com métodos de educação ambiental dos programas de EA da Prefeitura Municipal de Ouro Preto de 2005 a 2015 envolvendo a comunidade residente e os visitantes das unidades de conservação municipais. Os resultados encontrados possibilitaram o apontamento de ações para redução de custos desnecessários, melhorias no foco, na singularidade, na continuidade de cada programa como programa de Estado e não de Governos.

Biografia do Autor

  • Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Universidade Federal de Ouro Preto / Professor Adjunto
    Departamento de Turismo / Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Educação e Tecnologias (Licenciatura em Geografia) / Ciências Humanas
  • Simone Fernandes Machado, Prefeitura Municipal de Ouro Preto / Assistente Administrativa
    Turismóloga e Especialista em Engenharia Ambiental e em Direito Ambiental
  • Frederico Martino Simonini da Silva, Consultor
    Engenheiro Civil e Mestre em Sistemas de Gestão

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Publicado

13-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FONSECA FILHO, Ricardo Eustáquio; MACHADO, Simone Fernandes; SILVA, Frederico Martino Simonini da. Análise de programas de Educação Ambiental do setor público de Ouro Preto (MG). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 3, p. 09–30, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2672. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2672. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-10-04
Aprovado 2019-06-30
Publicado 2019-09-13