O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis: as concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema

Authors

  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jorge Leandro Aquino de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Demétrios Araújo Magalhães Coutinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2502

Keywords:

Combustíveis, Educação Ambiental, Argumentação em Ciências.

Abstract

A Química desempenha um papel fundamental no mundo contemporâneo, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias e soluções que impulsionam o progresso da sociedade. Uma das principais contribuições da Química para o desenvolvimento tecnológico foi, certamente, o estudo da utilização de combustíveis como fonte de energia, o que proporcionou o surgimento de diversas máquinas que foram aperfeiçoadas até chegar ao estado em que se encontram atualmente. Os impactos causados pela queima de combustíveis é um dos assuntos mais estudados pelos ambientalistas e discutidos pelas mídias em geral, que nem sempre fornece informações seguras ou suficientemente detalhadas sobre os mesmos. Assim, este trabalho buscou desenvolver e aplicar uma metodologia na qual estudantes do Ensino Médio pudessem pesquisar e desenvolver suas próprias concepções sobre a temática. Na atividade realizada, a turma foi dividida em dois grupos: onde um grupo ficou responsável pela pesquisa sobre os combustíveis fósseis, e o outro, sobre os biocombustíveis. Após a pesquisa inicial, os grupos apresentaram e debateram os resultados de suas pesquisas. Os resultados foram satisfatórios, demonstrando que os estudantes se mantiveram interessados e empenhados na pesquisa e exposição de ideias. A atividade também teve grande aprovação por parte dos estudantes, mostrando-se uma abordagem eficiente para se trabalhar em sala de aula diversos aspectos de conteúdos químicos. Aumentando dessa forma, o engajamento e a interação dos alunos.

Published

2018-09-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro; QUEIROZ, Jorge Leandro Aquino de; COUTINHO, Demétrios Araújo Magalhães. O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis: as concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 299–315, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2502. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2502. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-11-17
Accepted 2018-09-10
Published 2018-09-30