O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis: as concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema

Autores

  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jorge Leandro Aquino de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Demétrios Araújo Magalhães Coutinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2502

Palavras-chave:

Combustíveis, Educação Ambiental, Argumentação em Ciências.

Resumo

A Química desempenha um papel fundamental no mundo contemporâneo, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias e soluções que impulsionam o progresso da sociedade. Uma das principais contribuições da Química para o desenvolvimento tecnológico foi, certamente, o estudo da utilização de combustíveis como fonte de energia, o que proporcionou o surgimento de diversas máquinas que foram aperfeiçoadas até chegar ao estado em que se encontram atualmente. Os impactos causados pela queima de combustíveis é um dos assuntos mais estudados pelos ambientalistas e discutidos pelas mídias em geral, que nem sempre fornece informações seguras ou suficientemente detalhadas sobre os mesmos. Assim, este trabalho buscou desenvolver e aplicar uma metodologia na qual estudantes do Ensino Médio pudessem pesquisar e desenvolver suas próprias concepções sobre a temática. Na atividade realizada, a turma foi dividida em dois grupos: onde um grupo ficou responsável pela pesquisa sobre os combustíveis fósseis, e o outro, sobre os biocombustíveis. Após a pesquisa inicial, os grupos apresentaram e debateram os resultados de suas pesquisas. Os resultados foram satisfatórios, demonstrando que os estudantes se mantiveram interessados e empenhados na pesquisa e exposição de ideias. A atividade também teve grande aprovação por parte dos estudantes, mostrando-se uma abordagem eficiente para se trabalhar em sala de aula diversos aspectos de conteúdos químicos. Aumentando dessa forma, o engajamento e a interação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Bizerra, A. M. C., Queiroz, J. L. A. de, & Coutinho, D. A. M. (2018). O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis: as concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 299–315. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2502

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2017-11-17
Aceito: 2018-09-10
Publicado: 2018-09-30