Uma propostas de Educação Ambiental no município de Cabo Frio (RJ)

Autores

  • Sandro Carlos Pereira Blueway Consultoria
  • Regina Célia Pereira Colégio Pedro II - RJ
  • Izabella Valadão Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2493

Palavras-chave:

Práticas educativas. Oficinas pedagógicas. Atividade vivencial. Projetos educacionais

Resumo

A destinação inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) representa um grave problema socioambiental. Um dos possíveis caminhos para o enfrentamento deste problema é a educação ambiental crítica. O presente estudo tem como objetivo implantar um projeto de educação ambiental para sensibilizar os estudantes em relação a realidade socioambiental do município de Cabo Frio-RJ. Foram realizadas quatro oficinas pedagógicas com 12 (doze) estudantes do 3º ano do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo (IGA), colégio estadual. Ao final, percebeu-se que a educação ambiental crítica propicia aos estudantes a construção de uma prática educativa e reflexiva sobre seus comportamentos em relação ao meio ambiente e também em relação à sociedade.

Biografia do Autor

  • Sandro Carlos Pereira, Blueway Consultoria
    Mestre em Ciências do Meio Ambiente
  • Regina Célia Pereira, Colégio Pedro II - RJ
    Mestre em Educação Ambiental
  • Izabella Valadão, Universidade Veiga de Almeida
    Dra. Docente/pesquisadora do Curso de Mestrado em Ciências do Meio Ambiente, Universidade Veiga de Almeida

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Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Sandro Carlos; PEREIRA, Regina Célia; VALADÃO, Izabella. Uma propostas de Educação Ambiental no município de Cabo Frio (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 372–387, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2493. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2493. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-10-24
Aprovado 2018-05-30
Publicado 2018-06-30