Estudo de viabilidade da implantação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Universidade do Estado do Pará, Campus VI: coleta de pilhas e baterias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2489

Palavras-chave:

Descarte, Resíduos, Sustentabilidade.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as transformações no trato da relação entre a produção dos resíduos sólidos (especificamente pilhas e baterias), para viabilizar a implantação de Ponto de Coleta Voluntária na universidade do estado do Pará Campus VI. Os dados obtidos em relação a necessidade de existência da implantação de um coletor seletivo para pilhas e baterias no Campus VI - Paragominas, indicaram que, a maioria dos indivíduos amostrados (95,6%) perceberam tal necessidade. Com isso, foi comprovada a viabilidade de implantação desse tipo de coletor seletivo e que o Campus VI pode ser um Ponto de Entrega Voluntário para pilhas e baterias para determinar uma mitigação quanto a disposição final desses geradores de energia.

Biografia do Autor

  • Mário Marcos Moreira da Conceição, Universidade do Estado do Pará
    Acadêmico de Engenharia Ambiental Departamento de Engenharia Ambiental
  • Marcelo Coelho Marques, Universidade do Estado do Pará
    Engenheiro Ambiental Técnico em laboratório de Química
  • Emmanuelle Rodrigues Pereira, Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará
    Administradora do Comércio Exterior Especialista em Logística Internacional
  • Antônio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará
    Biólogo Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas. Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental Mestre em Ciências Ambientais Departamento de Engenharia Ambiental Biologia Ambiental; microbiologia ambiental; educação ambiental; avaliação de impacto ambiental; ecossistemas aquáticos; recuperação de áreas degradadas.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEIÇÃO, Mário Marcos Moreira da; MARQUES, Marcelo Coelho; PEREIRA, Emmanuelle Rodrigues; PEREIRA JUNIOR, Antônio. Estudo de viabilidade da implantação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Universidade do Estado do Pará, Campus VI: coleta de pilhas e baterias. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 351–371, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2489. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2489. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-10-11
Aprovado 2018-05-30
Publicado 2018-06-30