Educação Ambiental construindo elos entre saúde e meio ambiente: relato de experiência numa escola pública em João Pessoa (PB)

Autores

  • Adjane Araújo Machado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2412

Resumo

Resumo: O presente artigo aborda o relato de práticas de educação ambiental, como um campo de saber que dialoga com a área da saúde, numa escola pública em João Pessoa/PB, no sentido de envolver os estudantes na preservação do ambiente escolar e, consequentemente, na garantia de uma melhor qualidade de vida para todos. A proposta metodológica é de natureza qualitativa baseada na Educação Ambiental Crítica e utilizando o método da pesquisa-ação. Destaca-se que a escola representa um espaço privilegiado para socialização de conhecimentos que incentivem a preservação do meio ambiente, o bem estar coletivo e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Palavras-chave: Educação; meio ambiente; saúde.

Biografia do Autor

  • Adjane Araújo Machado, Universidade Federal da Paraíba
    Turismóloga, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, professora substituta do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MACHADO, Adjane Araújo. Educação Ambiental construindo elos entre saúde e meio ambiente: relato de experiência numa escola pública em João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 264–281, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2412. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2412. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-04-12
Aprovado 2018-05-07
Publicado 2018-06-30