A Educação Ambiental e as representações sociais dos professores da rede pública no ensino fundamental

Autores

  • Iraelza de Fátima Coelho Monteiro Universidade de Taubaté, Taubaté, SP
  • Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro Universidade de Taubaté, Taubaté, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2391

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Representação Social, Professor da Rede Pública.

Resumo

Este artigo tem o propósito de divulgar parte dos resultados obtidos durante pesquisa realizada com 41 professores de Ensino Fundamental II, da rede pública de um município do Vale do Paraíba paulista, acerca de suas Representações Sociais sobre a prática Educação Ambiental. Este estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória e os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas, sistematizados pelo software ALCESTE. A análise de conteúdo deu-se a partir das contribuições de Bardin (2011) e Bauer e Gaskell (2014). Neste artigo, foram consideradas 2 classes de significado, a primeira localiza a prática da EA entre as necessidades do cotidiano escolar e a outra contextualiza a discussão a partir da ideia de transformação e responsabilidades socioambientais compartilhadas.

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Biografia do Autor

Iraelza de Fátima Coelho Monteiro, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP

Mestranda em Desenvolvimento Humano na Universidade de Taubaté na área de Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2003) e graduação em Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Cecília (1992). Professora I na Prefeitura Municipal de Taubaté/SP, atualmente na função de supervisão de ensino.

Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP

Engenheira Agronoma graduada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Especialista em Turismo e Meio Ambiente (SENAC/CEATEL). Especialista em Gestão Ambiental (USP). Doutora em Ciências Ambientais (UNITAU). Atualmente é Professora Assistente Doutora vinculada ao Dpto. de Administração (ECA) da Universidade de Taubaté. É professora dos cursos de graduação na modalidade a distância, desde 2009, e assumiu a Coordenação Geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD-UNITAU), em 2012. É Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços (EPTS) da Universidade de Taubaté. Tem experiência de 18 anos em consultorias, principalmente em Turismo e Meio Ambiente, e de 13 anos em projetos sócio ambientais, em parceria com Unidades de Conservação especialmente em Programas de Interação Sócio-ambiental e Uso Público e em planejamentos e processos participativos. Participa de organizações não governamentais desde 1987. Atua nos temas: Educação a Distância, Educação Ambiental, Representações Sociais, Unidades de Conservação, Ecoturismo, Turismo Sustentável e Comunidades Tradicionais.

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Publicado

31-03-2017

Como Citar

Monteiro, I. de F. C., & Ortiz Monteiro, P. D. E. B. de S. C. (2017). A Educação Ambiental e as representações sociais dos professores da rede pública no ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(1), 165–176. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2391

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-02-17
Aceito: 2017-03-06
Publicado: 2017-03-31