Educação Ambiental em Pau dos Ferros (RN): em foco a Escola Municipal Professor Severino Bezerra

Autores

  • Maria Leidiana Lira de Sousa UERN-Universidade do Rio Grande do Norte
  • Argeu Cavalcante Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2050

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Transversalidade, Interdisciplinaridade.

Resumo

Esta pesquisa refere-se a um estudo de caso, com observação participante, e teve como objetivo diagnosticar a situação da Educação Ambiental na Escola Municipal Severino Bezerra, no município de Pau dos Ferros-RN. Deteve-se ao acompanhamento das turmas de 8° e 9° anos, com o intuito de mostrar como a escola inclui a questão ambiental no cotidiano e em sua grade curricular. Com esta pesquisa, averiguamos que a instituição escolar tem se esforçado para que a Educação Ambiental perpasse por todas as áreas de ensino, embora encontre alguns desafios para sua efetivação. Um exemplo disso é o fato de apenas as disciplinas de Ciências e Geografia inserirem a temática em seus planos de aula, e darem continuidade ao estudo das questões ambientais no decorrer do ano letivo. Através da interpretação dos resultados da pesquisa, pretendemos incitar a discussão sobre a Educação Ambiental nas séries finais do ensino fundamental, viabilizando sua inclusão como eixo temático às demais áreas de ensino.

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Publicado

10-07-2015

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SOUSA, Maria Leidiana Lira de; FERNANDES, Argeu Cavalcante. Educação Ambiental em Pau dos Ferros (RN): em foco a Escola Municipal Professor Severino Bezerra. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 318–343, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.2050. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2050. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-03-10
Aprovado 2015-06-17
Publicado 2015-07-10