O GYCP NO PARANÁ: O QUE INOVA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENFRENTAR A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA?

Autores

  • Daniele Saheb Pedroso Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Patricia Carla Giloni de Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Anderson de Souza Moser Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20435

Palavras-chave:

Diálogo intercultural, Educação Ambiental Complexa, Identidade planetária, Protagonismo Jovem, Sustentabilidade

Resumo

O artigo analisou o programa Global Youth Climate Pact (GYCP-Brasil) desenvolvido em seis escolas do Paraná, destacando suas inovações na Educação Ambiental Complexa (EAC) para enfrentar a Emergência Climática. O GYCP promove a coprodução de conhecimento entre jovens e cientistas, combatendo o negacionismo e disseminando a ciência. O programa gera transformações locais, incentivando o diálogo intercultural, o protagonismo jovem e a identidade planetária. As ações, focadas na emergência climática, desenvolvem pensamento crítico e complexo. O GYCP avança na EAC, integrando teoria e prática de forma inovadora e superando ações pontuais.

Biografia do Autor

  • Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). DOUTORA em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia ESPECIALIZAÇAO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2005) pela UFPR e MESTRADO em Educação (UFPR). Vice-líder do Grupo de pesquisa: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM) (PUCPR); membro do grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ GPEACS- GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA DA SUSTENTABILIDADE (UFPR); Membro do Centro de educação Ambiental e do Patrimônio Histórico da UFPR (CEAP-IPHAN). Coordenadora do Curso de Pedagogia presencial da PUCPR. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da PUCPR desde 2015. Coordenadora do Núcleo na PUCPR da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC (Espanha). Coordenadora do Projeto na PUCPR Pacto Mundial da Juventude pelo Clima (Centro Edgar Morin, EHSS / CNRS, Paris, França). Possui experiência em pesquisa e docência em instituições de Ensino Superior, com ênfase em Educação Ambiental, Complexidade e Transdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na visão da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Atuou na Educação Básica como professora e gestora de Educação infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental. Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental, Complexidade, Transdisciplinaridade e o diálogo com a formação e prática docente.

  • Patricia Carla Giloni de Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Atualmente é Professora Associada (C) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal (fotossíntese e fluorescência), Ecologia, Educacão Ambiental, Bioindicadores e Ecotoxicologia. Membro do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA)da Unicentro.

  • Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Pós doutora em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atua no ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Ambiental. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental (NEA).Coordenadou do Comitê Gestor de Educação Ambiental da UNICENTRO. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Ensino de ciências Naturais e Matematica PPGEN-Unicentro.de janeiro de 2021 a abril de 2023. É coordenadora do Projeto Global Youth Climate Pact - Paraná. Membro do NAPI Emergência Climática e do NAPI Paraná faz Ciência. Parceria com o Centre Edgar Morin (CNRS/EHESS) Paris- França

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

PEDROSO, Daniele Saheb; LIMA, Patricia Carla Giloni de; KATAOKA, Adriana Massaê; MOSER, Anderson de Souza. O GYCP NO PARANÁ: O QUE INOVA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENFRENTAR A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 179–196, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20435. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20435. Acesso em: 5 dez. 2025.