Experiência com a alteridade como educação étnico-racial e ambiental: multiplicar naturezas na escola

Autores

  • Natália Abdul Khalek Mendonça Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20401

Palavras-chave:

alteridade, horta escolar, tekoha, sujeito ecológico, educação da atenção

Resumo

Este relato de experiência cartografa uma horta escolar em uma escola pública de MG, na qual estudantes do ensino médio se envolveram com o conceito guarani Tekoha. O percurso problematiza a fabricação do “sujeito ecológico” e articula a “educação da atenção” a uma ética do cuidado e da diplomacia humano/não-humana. Situado no campo da educação ambiental e para as relações étnico-raciais, o estudo descreve, por meio de narrativa da prática docente, como experiências com a alteridade desencadearam “caminhos ecológicos”, para além do “naturalismo” colonial, fortalecendo o pertencimento à escola como território e ampliando o reconhecimento de múltiplas formas de pertencer à Terra. 

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENDONÇA, Natália Abdul Khalek. Experiência com a alteridade como educação étnico-racial e ambiental: multiplicar naturezas na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 111–135, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20401. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20401. Acesso em: 5 dez. 2025.