Desenvolvimento e potencial pedagógico de uma coleção didática de algas marinhas para o ensino de ciências no interior da caatinga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20256

Palavras-chave:

Caatinga; Ciências; Coleção didática; Macroalgas;

Resumo

Este trabalho apresenta a coleção didática de macroalgas marinhas do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri, no Ceará, composta por 25 Unidades Taxonômicas (U.T.s) dos filos Chlorophyta, Heterokontophyta e Rhodophyta. A coleção tem potencial pedagógico ao proporcionar uma abordagem visual, tátil e investigativa, favorecendo a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade. Possibilita estratégias didáticas ativas, como aulas práticas e identificação de espécies, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, estimula a curiosidade científica, o pensamento crítico e a compreensão da biodiversidade marinha e sua importância ecológica.

 

Biografia do Autor

  • Maria Erika Conceição dos Santos, Universidade Federal do Cariri

    Graduada em Interdisciplinar em Ciências Naturais e matemática.

  • Vivian Oliveira Amorim , Universidade Federal do Cariri

    Docente da Universidade Federal do Cariri, Doutora em Botânica.

     

  • Gabriel do Nascimento Santos , Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Botânica.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Maria Erika Conceição dos; AMORIM , Vivian Oliveira; SANTOS , Gabriel do Nascimento. Desenvolvimento e potencial pedagógico de uma coleção didática de algas marinhas para o ensino de ciências no interior da caatinga. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 203–220, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20256. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20256. Acesso em: 5 dez. 2025.