Representações sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20233

Palavras-chave:

formação de professores, ciências ambientais, primeira infância

Resumo

A educação ambiental é essencial para todos os profissionais da educação, especialmente para os professores da educação infantil. O conhecimento sobre sustentabilidade e justiça social é primordial para guiar práticas pedagógicas que promovam, desde a primeira infância, uma consciência crítica e responsável em relação ao meio ambiente e às questões sociais. Nesse sentido, esta pesquisa se propões a responder a seguinte questão: quais são as Representações Sociais de Educação Ambiental dos docentes de Arapongas? O objetivo foi investigar essas representações e obter indicadores capazes de direcionar ações capazes de melhorar o entendimento acerca da Educação Ambiental, voltadas aos professores da cidade. A metodologia baseou-se na abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, com a aplicação de questionários semiestruturados. A amostra foi constituída de 23 professoras de 10 Centros Municipais de Educação Infantil. Os resultados indicaram uma predominância da corrente conservacionista de Educação Ambiental, que foca nos recursos naturais, sem integrar as questões sociais ao meio ambiente. Com base nesses dados, consideramos o planejamento de um curso de formação continuada, visando aproximar os docentes das temáticas que envolvem a sustentabilidade.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES, Bruno Douglas Moreno; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto do Oliveira; TRIANI, Felipe da Silva. Representações sociais de Educação Ambiental de docentes da Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 534–552, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20233. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20233. Acesso em: 15 dez. 2025.