Estado da arte: uma revisão das produções que problematizam a Educação Ambiental no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19947

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Catadoras/es; Ambiente Escolar; Reciclagem.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de produções acadêmicas nas plataformas digitais: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a fim de selecionar os trabalhos que tem proximidade com temática sobre a problematização da Educação Ambiental no Brasil. Utilizando a metodologia estado da Arte e a técnica de pesquisa análise de conteúdo. Foram utilizados três descritores para a plataforma digital, sendo: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, Catador e Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica e Reciclagem. Inicialmente apareceram 371 trabalhos, após refinar o espaço temporal 2012 a 2022 e inserir as aspas ficaram 166 trabalhos. Ao observar título, palavras-chave e resumo foram selecionados treze trabalhos sendo: oito artigos, quatro dissertações e uma tese. Para analisar foi selecionado três categorias: ambiente escolar, desafios e perspectivas em cooperativas e associações, e ações de Educação Ambiental Crítica na escola. As considerações finais dos trabalhos acadêmicos selecionados, evidenciaram que a Educação Ambiental está sendo problematizada no ambiente escolar e junto a catadoras e catadores de materiais recicláveis, porém ainda há um grande desafio na sua implementação relacionada aos resíduos sólidos.  Espera-se que o resultado desta pesquisa possibilite a reflexão no campo da Educação, bem como, possa contribuir para as temáticas ambientais e o desenvolvimento do pensamento crítico nas tomadas de decisões relacionadas a gestão dos resíduos sólidos.  

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luíz Antero Reto, Augusto Pinheiro. 70. ed. São Paulo, 2016.

ACSELRAD. H. Justiça ambiental e construção social do risco. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 5, p. 49-60, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal - Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1981.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, altera a lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, 2010.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/ Acesso em: 02 set. 2024.

CAVALCANTE, Livia Poliana Santana et al. Análise da percepção ambiental e sensibilização de educandos do ensino fundamental de uma escola pública para realização da coleta seletiva, Campina Grande-PB. Revista Monografias Ambientais, p. 2047-2054, 2012.

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 13-24, 2004.

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

CASTRO, Rosa Betania Rodrigues de; PEREIRA, Francielle Amâncio. Para além da reciclagem: uma proposta extensionista em busca de abordagem crítica da educação ambiental. Em extensão, v. 15, n. 2, pág. 109-125, 2016.

CRISPIM, Diêgo Lima et al. Gestão de resíduos sólidos urbanos: um estudo de caso em uma escola pública no município de Pombal-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 11, n. 1, p. 16, 2016.

DALL’ONDER, A. Educação ambiental e resíduos sólidos: um estudo nas escolas públicas municipais de São Paulo. 2018. 2018. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) –Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, SP, 2018. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponíveis/100/100136 /tde-09042018-095938/>. Acesso: 08 set. 2024.

DA SILVA, Janaína Aparecida; GRILLO, Camila Cezar; SARON, Clodoaldo. Ação socioeducativa sobre reciclagem e preservação ambiental em uma cooperativa de catadores na cidade de Lorena/SP. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 14, n. 25, p. 2-11, 2017.

DIAS, G. F; MARQUES, M. D; DIAS, S. L. Educação, Educação Ambiental, Percepção Ambiental e Educomunicação. In: DIAS, S. L.; LEAL, A. C.; JUNIOR, S. C. Educação Ambiental: conceitos, metodologia e práticas. 1º ed. Tupã, SP: Editora ANAP, 2016.

FELICIO, Camila et al. Proposta de Educação Ambiental crítica no contexto da iniciação à docência: construção e validação de um produto educacional. Revista Práxis, v. 13, n. 1sup, 2021.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade, n. 79, p. 257-272, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

FREITAS, NTA. Educação Ambiental, consumo e resíduos sólidos no contexto da Educação Infantil: um diálogo necessário com os professores. 2018. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente. Acesso: 15 set. 2024.

FRIEDE, Reis et al. Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo. Educação & Formação, v. 4, n. 11, p. 117-141, 2019.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In LAYRARGUES, P. P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Centro de Informação, Documentação Ambiental e Editoração Esplanada dos Ministérios, p. 25-34, 2004.

Downloads

Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Erika Patrícia Lacerda Dias; SGUAREZI, Sandro Benedito; DE SOUZA, Silvano Carmo. Estado da arte: uma revisão das produções que problematizam a Educação Ambiental no Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 338–353, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19947. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19947. Acesso em: 5 dez. 2025.