Um olhar para a produção de saúde ambiental e de relações com a natureza em escolas amazônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19707

Palavras-chave:

Vivências Pedagógicas. Humano. Natureza. Cotidiano Escolar.

Resumo

O presente trabalho coloca em discussão o papel da escola como um importante dispositivo potencializador para pensar e criar uma vida planetária sustentável e longeva. O texto aborda as inquietações de duas professoras e duas supervisoras ao perceberem que a escola não pode ausentar-se das discussões contemporâneas acerca das questões ambientais, provocadas pelo consumo indiscriminado e imprudente dos recursos naturais. Para isso, apoiamo-nos nas ideias de Tiriba (2023), Guattari (1990) e Barbieri (2020). Compreendemos que, para produzir rupturas das/nas práticas que separam o ser humano da natureza, é necessário pensar em outras possibilidades de cotidianidade escolar.

Biografia do Autor

  • Jackeline Moura do Carmo, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Possui graduação em Pedagogia - supervisão - Faculdades Integradas de Cacoal-UNESC (2008) e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional- Faculdade de Rolim de Moura(2009) e em Coordenação Pedagógica -.Faculdade Federal de Rondônia(2015). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio - E.E.E..E.F.M NILO COELHO na cidade de Ministro Andreazza - RO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Supervisão Escolar. Mestranda em Educação Escolar pelo PPGEEProf/UNIR, sob Orientador Prof. Dr.Rafael Chirstofoletti.Atualmente exercendo a função de Coordenadora Pedagógica Escolar em uma unidade de Educação Estadual. Integrante do grupos de pesquisa Diferença e Processo de Subjetivação na Amazônia (DIPSA) e do grupo de estudo esquizoanálise que são grupos existentes desde 2019, que buscam problematizar os processos de subjetivação na contemporaneidade a partir do contexto amazônico. Neste sentido estou constantemente envolvida em atividades de pesquisa

  • Karina França de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Porto Velho, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR (2005). Pós graduada em Educação Especial, Educação de Surdos , Coordenação Pedagógica e mestranda em Educação Escolar pelo PPGEEProf/UNIR, tendo como orientador o professor Dr Rafael Christofoletti. Área de experiência profissional : docência em sala de aula, docência no Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuação como formador de professores e participação na equipe técnica de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação -SEMED no município residente. Atualmente exercendo a função de gestora escolar em uma unidade de Educação Infantil da rede municipal. Integrante do grupos de pesquisa Diferença e Processo de Subjetivação na Amazônia (DIPSA) e do grupo de estudo esquizoanálise que são grupos existentes desde 2019, que buscam problematizar os processos de subjetivação na contemporaneidade a partir do contexto amazônico. Neste sentido estou constantemente envolvida em atividades de pesquisa do curso de mestrado partindo de concepções do Pós-estruturalismo e da Teoria da Diferença .

  • Eliene Alves Barcelos do Carmo , Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEEProf/Fundação Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR campus Ji-Paraná (2019), com habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, áreas Pedagógicas e Competências para Gestão Educacional. Competência correspondente: Supervisão Escolar e Administração Escolar. Especialista em Pedagogia Sistêmica - Unina. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, com experiência em Educação Infantil. Tem experiência na Língua Brasileira de Sinais. Foi Coordenadora Pedagógica na EMEIEF Paulo Freire (escola do campo, Ji-Paraná/RO), também atuou como Coordenadora da Educação do Campo/SEMED-Ji-Paraná. Foi Coordenadora Operacional da Busca Ativa Escolar do Município de Ji-Paraná/RO. Atualmente, Coordenadora Pedagógica/Vice-Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Edimilson da Silva Reis.

  • Juverlande Nogueira Pinto, Universidade Federal de Rondônia - Unir

    Doutoranda em  Educação Escolar no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2022). Especialista em Ensino Lúdico (2018). Especialista em Educação Infantil - práticas de sala de aula (2019). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2013). Pesquisadora nos grupos de pesquisa Cirandeiras - Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis (UNIR); Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia (DIPSA/UNIR); Im@go - Laboratório da Imagem, Experiência e Criação (UNESP/Rio Claro).

  • Rafael Christofoletti, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Possui graduação em Psicologia, Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trabalhou como psicólogo no sistema prisional e na saúde mental. Atualmente é Professor do Departamento de Ciências da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), líder do grupo de pesquisa "DIPSA - Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia"e integrante do "Im@go: laboratório da imagem, experiência e criação". Coordena a "Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIR" (ITCP-UNIR) onde atua/atuou com projetos com catadores de materiais recicláveis, indígenas migrantes venezuelanos (Povo Warau) e indígenas da etnia Paumari. Desenvolve (e orienta) projetos com temas como: processos de subjetivação, diferença, educação e economia solidária.

Referências

ARBIERI, J. C. Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030. Editora Vozes, 2020. Disponível em:https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=KzcDEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=agenda+2030&ots=xjrcYGW_LN&sig=Bh93CQ1zCcdYVh_bzZ3L1XtruVA#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 15 de Jul de 2024.

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GUATARRI. F. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990.

SOUZA, M. E. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável: uma abordagem para a Amazônia. Revista de Estudos Ambientais, 2018.

TIRIBA, L.V.; SANTOS, Z.C.W.N. SCHAEFER, K.A.B. Na contramão da BNCC: do emparedamento colonizador ao livre brincar. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e86018, 2023.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CARMO, Jackeline Moura do; OLIVEIRA, Karina França de; CARMO , Eliene Alves Barcelos do; PINTO, Juverlande Nogueira; CHRISTOFOLETTI, Rafael. Um olhar para a produção de saúde ambiental e de relações com a natureza em escolas amazônicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 158–169, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19707. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19707. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-11-08
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-02-01