Dilemas da dimensão ambiental nos assentamentos rurais: percepção e práticas ambientais

Autores

  • Mario Marcos Lopes Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal/SP Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Adriana Maria Risso Caires Silva Centro Universitário de Araraquara
  • Denilson Teixeira Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do corpo de editores da Revista UNIARA.
  • Maria Lúcia Ribeiro Prof. Dr. Doutor em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. Professor Doutor do Centro Universitário de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1954

Palavras-chave:

Assentamento de Reforma Agrária, Legislação Ambiental, Percepção Ambiental.

Resumo

Esse trabalho tem como proposta geral a análise da percepção e práticas ambientais do assentamento Bela Vista do Chibarro (Araraquara/SP): legislação incidente, uso e ocupação do solo e percepção ambiental do assentado e do corpo técnico. Para a obtenção dos dados utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e imagens de satélite, classificadas e exportadas para um Sistema de Informações Geográficas, além de aplicação questionário semi-estruturado com 13 famílias do assentamento e 1 técnico do INCRA em Araraquara. A pesquisa apontou que os assentados possuem a percepção de que o meio ambiente precisa ser preservado para garantir a biodiversidade e sua renovação, mas essa percepção não é oriunda do conhecimento da legislação ambiental: ela é formada da prática da lida diária ou da tradição de práticas conservacionistas.

Biografia do Autor

  • Mario Marcos Lopes, Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal/SP Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara (2011). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008), Pós Graduação em Didática e Tendências Pedagógicas (2011) e em Gestão Escolar (2013) pela Faculdade de Educação São Luís (2011) e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Atuou como Apoio Técnico do Centro de Estudos Ambientais - CEAM do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Bolsista Funadesp). Desenvolve trabalhos de tutoria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. É professor-tutor e orientador de TCC do Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, além de ministrar aulas nas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica e Iniciação a Pesquisa e Gestão Ambiental no Curso de Ciências Biológicas. Atua como docente na disciplina de Biologia (Secretaria de Estado da Educação).
  • Adriana Maria Risso Caires Silva, Centro Universitário de Araraquara
    Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Centro Universitário de Araraquara
  • Denilson Teixeira, Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do corpo de editores da Revista UNIARA.
    Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), (1989), especialização em Geoprocessamento na mesma instituição (2006), mestrado e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC/USP), (1993) e (2000) respectivamente. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do corpo de editores da Revista UNIARA. Tem desenvolvido sua pesquisa na área de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; Indicadores Ambientais; Sistema de Informações Geográficas aplicado ao meio ambiente e Educação Ambiental.
  • Maria Lúcia Ribeiro, Prof. Dr. Doutor em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. Professor Doutor do Centro Universitário de Araraquara
    Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Quimica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1968) e doutorado em Quimica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1974) . Atualmente é Professor voluntário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor Titular do Centro Universitário de Araraquara e Membro de corpo editorial da Revista UNIARA. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Complexos, Fosfinóxidos, Lantanídeos.

Downloads

Publicado

10-07-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOPES, Mario Marcos; SILVA, Adriana Maria Risso Caires; TEIXEIRA, Denilson; RIBEIRO, Maria Lúcia. Dilemas da dimensão ambiental nos assentamentos rurais: percepção e práticas ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 301–317, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1954. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1954. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-09-03
Aprovado 2015-04-16
Publicado 2015-07-10