Educação Ambiental: compreender o contexto socioambiental

Autores

  • Mário José Puhl Fundação Educacional Machado de Assis

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1943

Palavras-chave:

Ambiente, Compreensão, Educação Ambiental, Relação Dialógica.

Resumo

O artigo apresenta uma perspectiva teórica que fundamenta, contribui na realização dos princípios, das diretrizes e dos objetivos estabelecidos e das políticas afetas à Educação Ambiental. Reflete esta práxis educativa na condição de ação interpretativa e via compreensiva das relações ambientais, realizada pela linguagem, configurando um ensaio teórico, a partir da análise documental e pesquisa bibliográfica. Nesta perspectiva a Educação Ambiental, o sujeito e os sentidos do meio ambiente se constituem mutuamente, numa relação dialógica da interpretação, compreensão e construção de mundo comum. Ela ocorre em um ambiente socioambiental e histórico realizado pelos humanos, na sua condição humana finita.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PUHL, Mário José. Educação Ambiental: compreender o contexto socioambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 4, p. 184–196, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.1943. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1943. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-07-28
Aprovado 2016-09-20
Publicado 2016-09-30