Educação Ambiental crítica mediada pela música: uma experiência com estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Milca Maria Cavalcanti de Paula Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gilvaneide Ferreira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Francisco Nairon Monteiro Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Arthur Adélio Soares de Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19239

Palavras-chave:

Ensino, Educação Ambiental, ; Música, Lagoa da Sementeira

Resumo

No presente artigo, descrevemos uma vivência no campo da pesquisa-ação, como uma das atividades acadêmicas realizadas no âmbito do doutoramento em ensino, onde propomos a utilização da música como estratégia de sensibilização para as questões ambientais específicas do lugar onde a escola se localiza. Um dos problemas ambientais graves da região é o aterramento da lagoa que se localiza nas proximidades da escola. Dados foram construídos em um grupo focal, formado por estudantes do 2º ano de uma escola pública, localizada em Olinda (PE). O objetivo da pesquisa-ação foi investigar a contribuição que a música pode proporcionar aos estudantes, buscando sensibilizá-los para as questões e problemáticas ambientais. A atividade investigativa dessa pesquisa-ação se enquadra nas perspectivas qualitativa e fenomenológica. A análise das narrativas dos estudantes apontou para o aumento da consciência, com respeito aos problemas ambientais da lagoa e de seu entorno. Acreditamos que o uso de músicas ecológicas no espaço escolar e na sala de aula desperta a sensibilidade dos/as estudantes para a conservação do meio ambiente e consequentemente na vida da lagoa.

Referências

ALVES, Castro. O navio negreiro. 1ed. Rio de Janeiro: Antofágica, 2022. ISBN-10: 6586490499. ISBN-13: 978-6586490497.

BALLANTYNE, J.; HARRISON, S. D.; H.; BARRETT, M. S.; TEMMERMAN, N. Bridging gaps in music teacher education: Developing exemplary practice models using peer collaboration. Sydney: Australian Learning and Teaching Council, 2009. ISBN: 978-0-646-53538-8.

BARRETT, M. S. Musical narratives: a study of a young child’s identity work in and through music-making. Psychology of Music, v.39, n.4, p. 403-423, 2011.

BARRETT, M. S.; WESTERLUND, H. Practices of Music Education and Learning Across the Lifespan: An Exploration of Values and Purposes. In: BARTON, G.; BAGULEY, M. The Palgrave Handbook of Global Arts Education, p. 75-89. London: Palgrave Macmillan, 2017. ISBN (Electronic): 9781137555854. ISBN (Print): 9781137555847.

CAVALCANTE, M. R. B., & Ribeiro, M. A. P. A Educação Ambiental crítica, interfaces com a educação contextualizada do campo. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.19, n.9, pp.106–125, 2024.

CUNHA, J.; CARVALHO, S.; MASCHAT, V. Abordagem Orff‑Schulwerk: história, filosofia e princípios pedagógicos. 1ed. Aveiro: UA Editora, 2015. ISBN: 978-972-789-446-8.

DONATO, Davi. As quatro funções da escuta de Pierre Schaeffer e sua importância no projeto teórico do Traité. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, n. 16. ISSN (impressa): 1414-7939. ISSN (eletrônica): 2359-1056, 2016.

FONTERRADA, M. T. O. Música e meio ambiente: ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004. ISBN-10: 8574071773. ISBN-13: 978-8574071770.

JUNIOR, F. N, M., MELO, K. W.O.A. Música e Educação Ambiental: Levantamento da Experiências Pedagógicas Publicadas em Artigos no Brasil. Revista Educação Ambiental em ação. ISSN 1678-0701 · Volume XXI, Número 79-Setembro-Novembro/2022

GOMES. H. A paisagem sonora e os fluxos do meio: uma abordagem multissensorial. In: II Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual - II JISMA. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, 2017. Disponível em: <https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/jisma2017>. Acesso em: 08 jul. 2024.

MAKRIS, S.; WELCH, G. F.; HIMONIDES, E. Creativities in music and creativities through music. In: The routledge companion to creativities in music education, p. 389-403. New York: Routledge, 2022. Disponível em <http://dx.doi.org/10.4324/9781003248194-38>. Acesso em: 08 jul. 2024.

ORFF C. Orff-Schulwerk – Past and Future. In B. Haselbach (Ed.), Texts of Theory and Practice of Orff-Schulwerk - Basic Texts from the Years 1932-2010. (pp. 134-159). Schott Music, Mainz, 1963.

PAYNE, P. G.; RODRIGUES, C.; CARVALHO, I. C. M.; SANTOS, L. M. F.; AGUAYO, C.; IARED, V. G. Affectivity in Environmental Education Research. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 13, ed. especial, p. 93-114, 2018.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16(1), p. 59-77, 2011.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. 2 ed. Tradução: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, Magda R. G. da Silva e Maria Pascoal. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

SCHAFER, R. M. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

WELCH, G. F.; HIMONIDES, E.; SAUNDERS, J.; PAPAGEORGI, L.; SARAZIN, M. Singing and social inclusion. Frontiers in Psychology, v. 5, article 803, July, 2014.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PAULA, Milca Maria Cavalcanti de; OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de; MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon; SANTANA, Arthur Adélio Soares de. Educação Ambiental crítica mediada pela música: uma experiência com estudantes do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 68–87, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19239. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19239. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-07-30
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01