POKÉMON GO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL EM PONTA GROSSA, PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19151

Palavras-chave:

Ensino não-formal, Meio-ambiente histórico, Patrimônio Cultural, Preservação

Resumo

Pokémon GO foi desenvolvido pela Niantic, Inc., sendo baseado na captura e interação com criaturas denominadas Pokémon, conhecidos mundialmente pelas demais séries de jogos e pelo anime. O jogador pode interagir com locais denominados Poképaradas e Ginásios, que são pontos específicos do município. Além de receber recompensas pela interação, há cartões-postais com fotos do local, que podem ser trocados com outros jogadores. Visando isso, objetivou-se apresentar a estratégia do jogo como promotor da Educação Patrimonial e Ambiental no município de Ponta Grossa, Paraná. Atuando como um incentivo à visitação do patrimônio local, instigando a sensibilização para a preservação.

Referências

BRUM, Everlise Sanches; SAGGIONO, Silvana Pinto; LARA, Isabel Cristina Machado de. Noções do plano cartesiano por meio do jogo Pokémon Go. In: VI Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana (JOPEMAT), II Encontro Nacional do PIBID/Matemática, I Conferência Nacional de Educação Matemática, 2017. Anais [...] Taquara: Faculdades Integradas de Taquara, 2017.

BOWENS, Rodolpho. Imagens aéreas destacam 'Estação Saudade' de PG. aRede. 30 jul. 2023. Disponível em: https://arede.info/ponta-grossa/481363/imagens-aereas-destacam-estacao-saudade-de-pg?d=1. Acesso em: 26 jun. 2024.

BUCHOLDZ, Alessandra Perrinchelli; ANTONELLI, Diego. Do Centro Commercio e Indústria à ACIPG: um século de história. Ponta Grossa: ABC Projetos, 2021.

CASE, Jeniffer. A História da estação que urbanizou Ponta Grossa. Jornalismo Secal. 8 out. 2020. Disponível em: https://jornalismosecal.com/a-historia-da-estacao-que-urbanizou-ponta-grossa/. Acesso em: 26 jun. 2024.

CASTRO, Arthur Afonso de; REIS, Auricélia França de Sousa; ALMEIDA, Larisse Macêdo de. Preservação da memória e gestão do patrimônio: experiências da biblioteca e do arquivo do Museu de Arte da UFC. In: 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2022. Anais [...] São Paulo: FEBAB, 2022, v. 1 n. 1, p. 1 – 12.

CBN Ponta Grossa. Museu Aristides Spósito é inaugurado na Mansão Villa Hilda. CBNPG. 13 set. 2023. Disponível em: https://www.cbnpg.com.br/post/museu-aristides-spósito-é-inaugurado-na-mansão-villa-hilda. Acesso em: 22 jun. 2024.

EICHELBAUN, Melissa. Maria Fumaça será cercada para evitar vandalismo. DCMais. 12 jun. 2024. Disponível em: https://dcmais.com.br/ponta-grossa/maria-fumaca-sera-cercada-para-evitar-vandalismo/. Acesso em: 21 jun. 2024.

ESTEFAM, Aline Faiwichow. City for Children Aged Seven to Twelve: Alternatives to Encouraging and Recognizing the Cultural Heritage Using Video Games. In: ANTUNES, Alexandra de Carvalho; MÜLLER, Marius. (Ed.). New Perspectives in Interdisciplinary Cultural Heritage Studies. Contributions of the European Students’ Association for Cultural Heritage in the European Year of Cultural Heritage 2018. Oeiras/Portugal: Mazu Press, 2018. p. 23-32.

FERREIRA, Bruno Martins; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Futebol Go: as TICs possibilitando o ensino do futebol e para além dele pelo viés lúdico. In: X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, XVI Simpósio Paulista de Educação Física, 2017. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/ciefmh/2017/TRABALHO_EV083_MD1_SA6_ID26_EXT_21042017120103.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024.

FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. In: TOLENTINO, Átila Bezerra. (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012. p. 22-29.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico da Educação Patrimonial. Brasília: Museu Imperial/ IPHAN/MINC,1999.

IBGE. Ponta Grossa. Cidades e Estados. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/ponta-grossa.html. Acesso em: 22 jun. 2024.

JESUS, Hurlan. Sesc Estação Saudade, transformação cultural em Ponta Grossa. Cultura Ação. 5 set. 2023. Disponível em: https://www.culturacao.com/post/sesc-estacao-saudade-transformacao-cultural-em-ponta-grossa. Acesso em: 26 jun. 2024.

KÜHL, Crystian. Prisioneiros da realidade. Cultura Plural. 12 fev. 2015. Disponível em: https://culturaplural.sites.uepg.br/?p=1534. Acesso em: 22 jun. 2024.

LIMA, Fabiano Cabral de; LEITÃO, Luis Felipe Figueiredo. Realidade aumentada: Pokémon GO e o Ingress em proposta-ação na educação patrimonial e histórica. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 15–30, 2020. Disponível em: https://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/36. Acesso em: 21 jun. 2024.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; TORRES, Maria Betânia Ribeiro; REBOUÇAS, João Paulo Pereira. A Educação ambiental crítica brasileira frente às crises contemporâneas: desafios e potencialidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 5, p. 117–131, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13965. Acesso em: 22 jun. 2024.

LOPES, Letícia Azambuja; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Explorando o Pokémon GO como modelo para o ensino de Biologia. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, 2017. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/3105. Acesso em: 21 jun. 2024.

Meio Dia Paraná - Ponta Grossa. Metade dos imóveis do patrimônio histórico de Ponta Grossa sofre com vandalismo e pichação. GloboPlay. 16 set. 2019. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/7926585/. Acesso em: 21 jun. 2024.

MULFAIT, Vittória. Para quem é esse espaço público? Periódico UEPG, Redação de mídia integrada, 17 ago. 2023. Disponível em: https://periodico.sites.uepg.br/index.php/todas-as-noticias/3311-para-quem-e-esse-espaco-publico. Acesso em: 21 jun. 2024.

PARANÁ. Secretaria do Estado de Educação (SEED). Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba: SEED, 2018.

Pokémon GO Help Center. Supported Devices. Niantic, 2024. Disponível em: https://niantic.helpshift.com/hc/en/6-pokemon-go/faq/92-supported-devices/. Acesso em: 21 jun. 2024.

Pokémon GO. Site oficial Pokémon. 2016. Disponível em: https://www.pokemon.com/br/app/pokemon-go. Acesso em: 21 jun. 2024.

PONTA GROSSA. Bens Tombados em Ponta Grossa. Cultura Ponta Grossa. 2020. Disponível em: https://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/Imoveis-tombados-14-07-2020.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.

PONTA GROSSA. Lei nº 8431, de 29 de dezembro de 2005. Dispõe sobre os instrumentos de proteção ao patrimônio cultural do município de Ponta Grossa. Disponível em: http://leismunicipa.is/fahsn. Acesso em: 21 jun. 2024.

RAMOS, Márcia Elisa Teté; SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin. O smartphone e o uso do game Pokémon GO nas aulas de História. In: VIII Congresso Internacional de História; XXII Semana de História, 2017, Maringá. Anais [...] Maringá: UEM, 2017. v. 11. p. 30545 - 3063. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2017/trabalhos/3508.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

RPC Ponta Grossa. Moradores afirmam que foto em capa de lista telefônica reforça mistério sobre fantasma da mansão da Vila Hilda, em Ponta Grossa. G1 Globo, 12 set. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2019/09/12/moradores-afirmam-que-foto-em-capa-telefonica-reforca-misterio-sobre-fantasma-da-mansao-da-vila-hilda-em-ponta-grossa.ghtml. Acesso em: 22 jun. 2024.

RPC Ponta Grossa. Praça Marechal Floriano Peixoto, em Ponta Grossa, é tombada pelo patrimônio cultural. G1 Globo, 22 jun. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2022/06/22/praca-marechal-floriano-peixoto-em-ponta-grossa-e-tombada-pelo-patrimonio-cultural.ghtml. Acesso em: 21 jun. 2024.

SILVA, Maria Gizele da. Uma história quase perdida nas esquinas. Gazeta do Povo, 11 jan. 2013. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/uma-historia-quase-perdida-nas-esquinas-8vmn107ik4dvx6y7lrxw5icml/. Acesso em: 24 jun. 2024.

SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin; RAMOS, Márcia Elisa Teté. Possibilidades para a educação patrimonial por meio de games de realidade aumentada. MÉTIS: História & Cultura, v. 18, n. 35, p. 97-119, 2019. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7799. Acesso em: 21 jun. 2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

DALZOTO MAZZUTTI, Gabriela; NASCIMENTO, Sthephany Larissa; DALZOTO MAZZUTTI, Rafael; VALENTIM, Mariana Isabeli; BERTONI, Danislei; ORTH RITTER ANTIQUEIRA, Lia Maris. POKÉMON GO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL EM PONTA GROSSA, PARANÁ. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 573–586, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19151. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19151. Acesso em: 13 dez. 2025.