Aulas de campo e Educação Ambiental: potencialidades formativas e contribuições para o desenvolvimento local sustentável

Autores

  • Maria Elizangela Ramos Junqueira Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA
  • Simone Santos de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1910

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio ambiente, Aula de Campo, Potencialidades Formativas, Desenvolvimento Local Sustentável.

Resumo

Esse trabalho intenciona apresentar as contribuições acadêmicas e sociais da aula de campo como estratégias de discussão e formação do sujeito para uma melhor relação/intervenção com o meio ambiente e, sobretudo, para pensar em ações interventivas respaldadas no desenvolvimento local sustentável. Entre as contribuições atribuídas à prática da realização de aulas de campo, podemos citar a aprendizagem e a formação para a compreensão dos diversos e complexos fatores sobre a realidade que envolvem as questões ambientais, além de elaboração de propostas e modelos de atividades socioeconômicas para a prática do desenvolvimento local sustentável.

Biografia do Autor

  • Maria Elizangela Ramos Junqueira, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA
    Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha. Universidade do Estado da Bahia.
  • Simone Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA
    Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha. Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

26-09-2015

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

JUNQUEIRA, Maria Elizangela Ramos; OLIVEIRA, Simone Santos de. Aulas de campo e Educação Ambiental: potencialidades formativas e contribuições para o desenvolvimento local sustentável. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 3, p. 111–123, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1910. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1910. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-04-28
Aprovado 2015-09-02
Publicado 2015-09-26