Educação Ambiental ao ar livre: intervenções em esportes na natureza

Autores

  • Rodrigo Cavasini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Demétrio de Souza Petersen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lucio de Albuquerque Jacometti
  • Rafael Falcão Breyer

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1899

Resumo

Este trabalho relata as experiências de intervenções de educação ambiental ao ar livre realizadas pelo Projeto PST/Navegar da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tais propostas educacionais focam em práticas de mínimo impacto ambiental em esportes na natureza, baseadas em Princípios de Não Deixar Rastros (Leave no Trace Principles), e em intervenções de educação ambiental realizadas no contexto de atividades na natureza, que se centram em intervenções educacionais sobre, no e para o meio ambiente. Durante os dez anos de existência desse Projeto, as experiências de educação ambiental ao ar livre têm sido constantemente avaliadas e aprimoradas.

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Publicado

09-07-2015

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CAVASINI, Rodrigo; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza; JACOMETTI, Lucio de Albuquerque; BREYER, Rafael Falcão. Educação Ambiental ao ar livre: intervenções em esportes na natureza. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 270–282, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1899. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1899. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-04-11
Aprovado 2015-04-07
Publicado 2015-07-09