Criança com Ciência: dialogando com a curiosidade

Autores

  • Karoline Azevedo Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-6302-4187
  • Luana Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Tiago Peres Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Cláudia Mendes Malhado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18809

Palavras-chave:

YouTube, Educação ambiental, Ciência para crianças, Perguntas e respostas.

Resumo

A curiosidade é uma característica marcante das crianças, que questionam o mundo ao seu redor com intensidade. No entanto, esse interesse tende a diminuir com o tempo se não for incentivado. Paralelamente, muitos cientistas carecem de estímulo e capacitação para comunicar suas descobertas a um público diverso. O projeto "Criança com Ciência" foi criado para unir essas duas realidades, ensinando às crianças a importância da conservação ambiental e incentivando os pesquisadores a desenvolverem uma comunicação clara, lúdica e acessível. O objetivo é romper as barreiras que separam a comunidade científica da sociedade, promovendo o letramento científico e mantendo vivo o espírito investigativo nas novas gerações. As crianças têm a oportunidade de fazer perguntas variadas sobre meio ambiente, fauna e flora, e os cientistas respondem por meio de vídeos. Com 75 vídeos já produzidos e mais de 16 mil visualizações no YouTube, os temas abordados incluem alimentação, hábitos de animais, reprodução e processos naturais como a fotossíntese, além do funcionamento de equipamentos de laboratório como o microscópio. O projeto envolve pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de instituições internacionais, estabelecendo parcerias, como a participação de crianças de Cabo Verde. À medida que mais pesquisadores se interessam e o conhecimento do projeto se espalha entre o público-alvo, o potencial de expansão do "Criança com Ciência" aumenta.

Referências

BARATA, G. F.; HAFIZ, M.; OLIVEIRA, M. As relações entre ciência e cultura: vinte anos da espiral da cultura científica. MATRIZes, v.17, n.2, pp.121-132, 2023

BESLEY JC, Oh SH, NISBET M. Predicting scientists’ participation in public life. Public Underst Sci, v.22, pp.971–987, 2013.

BONAWITZ, E. B.; van SCHIJNDEL, T. J.; FRIEL, D.; SCHULZ, L. Children balance theories and evidence in exploration, explanation, and learning. Cognitive Psychology, v.64, pp.215–234, 2012.

BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades>. Acesso em: 20 jul 2024.

CARVALHO, V. B.; MASSARANI, L. A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica. Comunicação & Sociedade, v.43, n.2, pp.155–187, 2021.

CASTELFRANCHI, Y.; MANZOLI, F.; GOUTHIER, D.; CANNATA., I. O cientista é um bruxo? Talvez não: ciência e cientistas no olhar das crianças. In: MASSARANI, L. (Ed.), Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil (p. 6). Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008.

CERIGATTO, M. P. Diálogos possíveis entre competências informacional e midiática: revisão da literatura e posicionamento de instituições da área. 264f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, São Paulo, 2018.

CHAU, C. YouTube as a participatory culture. New Directions for Youth Development, v.128, pp.65–74, 2010.

DEAN C. Am I making myself clear? A Scientist’s guide to talking to the public. Harvard University Press, Cambridge, MA, 2009.

DUDO A. Toward a model of scientists’ public communication activity: the case of biomedical researchers. Sci Commun, v.35, pp.476–501, 2013.

FONSECA, A. A.; MENDES BUENO, L. Breve panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. Cadernos de Comunicação, v.25, n.2, 2021.

GILBERT, A. Using the Notion of ‘Wonder’ to Develop Positive Concepts of Science with Future Primary School Teachers. Science Education International , v.24, n.1, pp.6-32, 2013.

HANSEN, F. T.; EIDE, S. B.; LEGET, C. (Eds.). Wonder, silence, and human flourishing: Toward a rehumanization of health, education, and welfare. Lexington Books, 2023.

JONES, I.; ÖZDEMIR, T. B.; ALKTEBI, L.; BAKIR, E. Youtube & Young Children: Research, Concerns And New Directions. In: Crianças, famílias e tecnologias. Que desafios? Que caminhos? CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, pp. 81–92, 2019.

KENNEDY D. Science and the media. In Kennedy D, Over-holser G (ed), Science and the media. American Academy of Arts and Sciences, Cambridge, MA, 2010.

KHAN, M. L. Social media engagement: What motivates user participation and consumption on YouTube? Computers in Human Behavior, v.66, pp.236–247, 2017.

KNORR, C. (). What Kids Are Really Watching on YouTube, 2016. Disponível em: <https://www.commonsensemedia.org/blog/what-kids-are-really-watching-on-youtube>. Acesso em: 15 nov. 2023.

KOHLER, S.; DIETRICH, T. C. Potentials and limitations of educational videos on YouTube for science communication. Frontiers in Communication, v.6, pp.581302, 2021.

LEÓN, B.; BOURK, M. Investigating Science-Related Online Video. In: B. LEÓN, B.; BOURK, M. (ed.) COMMUNICATING Science And Technology through Online Video: Researching a New Media Phenomenon. New York, London: Routledge Taylor & Francis Group, pp.1–14. 2018.

LOPES, M. L.; FLORCZAK, M. A. Divulgação científica no ensino de ciências. PDE-Programa de Desenvolvimento Educacional, 2007.

MERZAGORA, M.; JENKINS, T. Listening and empowering: children and science communication. Journal of Science Communication, v.12, n.3, C01, 2013.

NEUMANN, M. M.; HERODOTOU, C. Evaluating YouTube videos for young children. Education and Information Technologies, v.25, n.5, pp.4459–4475, 2020.

OFCOM (2017). Children and parents: Media use and attitudes report. Disponível em: <https://www.ofcom.org.uk/__data/assets/pdf_file/0020/108182/children-parents-media-use-attitudes-2017.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2023.

PAPADAMOU, K.; PAPASAVVA, A.; ZANNETTOU, S.; BLACKBURN, J.; KOURTELLIS, N.; LEONTIADIS, I.; SIRIVIANOS, M. Disturbed YouTube for kids: Characterizing and detecting inappropriate videos targeting young children. In Proceedings of the international AAAI conference on web and social media, v.14, pp. 522-533, 2020.

POSSIK, P. A.; SHUMISKI, L. C.; CORREA, E. M.; MAIA, R. de A.; MEDAGLIA, A.; MOURAO, L. P. de S.; PEREIRA, J. M. C.; PERSUHN, D. C.; RUFIER, M.; SANTOS, M.; SOBREIRA, M.; ELBLINK, M. T. Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a Semana da Ciência e Tecnologia no Brasil. Historia, Ciencias, Saude – Manguinhos, v.20 (suppl 1), pp.1353-1362. 2013

RONCOLATO, M. (2019, June 27). Um guia da dieta de mídia digital brasileira. Disponível em: <https://internetlab.org.br/pt/pesquisa/um-guia-da-dieta-de-midia-digital-brasileira/>. Acesso em: 12 nov. 2023.

SAGAN, C.; DRUYAN, A. The varieties of scientific experience: A personal view of the search for God. New York, NY: Penguin, 2006.

SANTI, M. Democracy and Inquiry. The Internalization of Collaborative Rules in a Community of Philosophical Discourse. In: CAMHY, D.G. (ed.) Philosophical Foundations of Innovative Learning: Proceedings of the International Conference on Philosophy for Children, pp.110-123. Saint Augustin: Academia Verlag, 2007.

SHUGART, E. C.; RACANIELLO, V. R. Scientists: Engage the public! mBio, v.6, n.6, 2025.

SOUZA, V. F. M.; SASSERON, L. H. As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos. Ciência & Educação (Bauru), v.18, n.3, pp.593–611, 2012.

VALDESOLO, P.; SHTULMAN, A.; BARON, A. S. Science is awe-some: The emotional antecedents of science learning. Emotion Review: Journal of the International Society for Research on Emotion, v.9, n.3, pp.215-221, 2017.

VALENTIM, A. P. S.; ORRICO, E. G. D.; SILVA, E. P. Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube. Simbiótica, v.8, n.3, pp.135-148, 2021.

VAN SCHIJNDEL, T. J. P.; VISSER, I.; VAN BERS, B. M. C. W.; RAIJMAKERS, M. E. J. Preschoolers perform more informative experiments after observing theory-violating evidence. Journal of Experimental Child Psychology, v.131, pp.104–119, 2015.

Downloads

Publicado

21-08-2024

Como Citar

AZEVEDO, Karoline; ALMEIDA, Luana; PERES, Tiago; MALHADO, Ana Cláudia Mendes. Criança com Ciência: dialogando com a curiosidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 6, p. 17–27, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18809. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18809. Acesso em: 14 dez. 2025.