Análise da percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental II em uma escola do município de Serra Talhada (PE)

Autores

  • Yasmin Bruna de Siqueira Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, PE
  • Fabianna de Souza Padilha Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, PE
  • Andrea Karla Pereira da Silva Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Deyse das Graças Pereira da Silva Mendes Universidad del Museo Social Argentino, Buenos Aires,

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1851

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Ensino Fundamental, Educação Ambiental.

Resumo

Resumo: A Educação Ambiental nas escolas tornou-se um importante instrumento de trabalho uma vez que ela é muito importante para a compreensão da interação entre homem e meio ambiente. Assim este trabalho teve como objetivo buscar definições do que é meio ambiente e seu valor, desmistificar conceitos equivocados sobre o tema meio ambiente e analisar como o tema é trabalhado na escola. Para a coleta de dados utilizou-se a análise qualitativa com a aplicação de 60 questionários aplicados a estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola municipal. Com base nos resultados apresentados pode-se observar que os alunos conhecem os problemas ambientais e a maioria percebe o meio ambiente de forma naturalista, sem a presença humana. Palavras-chave: Percepção Ambiental; Ensino Fundamental; Educação Ambiental. Abstract: The Environmental education in schools has become an important working tool since it is very important for understanding the interaction between man and environment. Thus this work aimed to look for definitions of environment and its value, to demystify misconceptions about the issue of the environment and analyze how the theme is worked in the school. To collect data we used the qualitative analysis with the application of 60 questionnaires given to students of Elementary School II in a municipal school. Based on the reported results it can be seen that students have the environmental problems and to realize the most environment so naturalistic, without human presence. Key words: Environmental Awareness; Fundamental Education; Environmental Education.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BEZERRA, Yasmin Bruna de Siqueira; PEREIRA, Fabianna de Souza Padilha; SILVA, Andrea Karla Pereira da; MENDES, Deyse das Graças Pereira da Silva. Análise da percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental II em uma escola do município de Serra Talhada (PE). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 472–488, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1851. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1851. Acesso em: 6 dez. 2025.
Recebido 2013-09-29
Aprovado 2014-08-20
Publicado 2014-12-22