Identificando a biodiversidade local: uma proposta de ensino interligando estudantes, tecnologia e meio ambiente

Autores

  • Marcia Ferreira de Souza
  • Maria Dias de Brito

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1789

Palavras-chave:

Biodiversidade, Educação, vídeo-aulas.

Resumo

Em 2010, ano Internacional da Biodiversidade, é de extrema importância conhecer o que temos em termos de diversidade biológica e o que podemos fazer para conservá-la, pois a exploração humana sobre os recursos naturais tem aumentado incontrolavelmente, assim, colocando em risco a biodiversidade que fornece o equilíbrio do planeta Terra, principalmente no Brasil, país megadiverso, mas que a população, em especial estudantes, “desconhecem”. O objetivo do estudo é instigar os discentes do Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio a identificarem a Biodiversidade de diferentes locais do município no qual residem e produzir uma vídeo-aula. Os discentes assistiram aulas discursivas, uma coletânea de vídeos-aulas sobre o tema e foram “a campo” para produzir a vídeo-aula. Foram produzidas cerca de 40 vídeo-aulas dos locais visitados. Os principais fatores que ameaçam a biodiversidade, apontados pelos estudantes, foram a fragmentação de hábitat, a degradação do solo e o desmatamento.

Biografia do Autor

  • Marcia Ferreira de Souza
    Graduada em Biologia licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL Capus Arapiraca. Mestranda em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos- UFAL- C, Maceió
  • Maria Dias de Brito
    Graduada em biologia licenciatura pela Universidade Estadual de Alagoas- UNeal, com especialização em Educação Ambiental. Atua no ensino Fundamental menor, maior e no Ensino Médio

Downloads

Publicado

12-08-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Marcia Ferreira de; BRITO, Maria Dias de. Identificando a biodiversidade local: uma proposta de ensino interligando estudantes, tecnologia e meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 62–66, 2013. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1789. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1789. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2011-12-21
Aprovado 2012-03-25
Publicado 2013-08-12