Educação para sustentabilidade: turismo ecopedagógico no Centro de Permacultura Asa Branca, Brasília DF

Authors

  • Thiago Rocha dos Santos Jacintho
  • Rosana de Carvalho Cristo Martins Universidade de Brasília, UNB. Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1740

Keywords:

Permacultura, Ecopedagogia, Sustentabilidade, Educação ambiental

Abstract

Este trabalho aborda a Permacultura como estratégia para realização da educação para sustentabilidade por meio do turismo ecopedagógico na chácara Asa Branca. A pesquisa consistiu na realização de aulas ao ar livre, com programas pré-definidos, estabelecidos previamente com os professores e da Escola Classe Jardim Botânico. Os programas trabalhados foram: água; terra e cerrado. Foram realizadas 29 visitas à Chácara Asa Branca com um número total de 413 alunos. A utilização da permacultura como estratégia para educação para sustentabilidade mostrou-se eficiente, cumpriu os objetivos propostos e confirmou a hipótese de que a realização do turismo ecopedagógico baseado na Permacultura promove bons ensinamentos para práticas de ocupação humana sustentáveis, promovendo atitudes voltadas à recuperação de áreas degradadas.

Author Biographies

  • Thiago Rocha dos Santos Jacintho
    Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Florestal, Programa de Pós -graduação em Ciências Florestais
  • Rosana de Carvalho Cristo Martins, Universidade de Brasília, UNB. Brasília/DF
    Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2004). Professor Adjunto II da Universidade de Brasília.

Published

2013-08-12

Issue

Section

Artigos

How to Cite

JACINTHO, Thiago Rocha dos Santos; MARTINS, Rosana de Carvalho Cristo. Educação para sustentabilidade: turismo ecopedagógico no Centro de Permacultura Asa Branca, Brasília DF. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 18–28, 2013. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1740. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1740. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2011-04-13
Accepted 2011-08-04
Published 2013-08-12