<b>O papel da mobilização social na gestão de sistemas de dessalinização no Semiárido brasileiro<b>

Autores

  • Henrique Pinheiro Veiga
  • Renato Saraiva Ferreira
  • Luis Henrique Cunha

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1728

Palavras-chave:

Dessalinização de água, mobilização social, educação ambiental

Resumo

A disponibilidade hídrica nas zonas rurais do semiárido brasileiro é fator limitante para garantir condições de sobrevivência e bem-estar das populações. Uma alternativa é a utilização de sistemas de dessalinização para tratar as águas subterrâneas salobras encontradas sob as rochas cristalinas. Historicamente, esses sistemas apresentam problemas quanto sua manutenção e gestão. Para garantir sua eficiência é importante o envolvimento das comunidades. Nesse sentido, o Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública de acesso à água, incorporando os cuidados socioambientais na gestão desses sistemas. Sua metodologia desperta a conscientização socioambiental dos atores em um processo de formação de sujeitos ecológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Pinheiro Veiga

Analista Ambiental do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas - Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.

Renato Saraiva Ferreira

Coordenador Nacional do Programa Água Doce e Diretor-Substituto do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas - Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.

Luis Henrique Cunha

Coordenador do componente de mobilização social do Programa Água Doce. Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor da Universidade Federal de Campina grande(UFCG)

Downloads

Publicado

18-10-2012

Como Citar

Veiga, H. P., Ferreira, R. S., & Cunha, L. H. (2012). <b>O papel da mobilização social na gestão de sistemas de dessalinização no Semiárido brasileiro<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 7(1), 16–20. https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1728

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-01-13
Aceito: 2012-08-01
Publicado: 2012-10-18