Evaluation indicators for the field of Environmental Education in the educational system: construction process in the light of the policy cycle and the theory of action

Authors

  • Solange Reiguel Vieira Universidade Federal do Paraná
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná
  • Josmaria Lopes de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13722

Keywords:

Environment Agenda, Policy Cycle, Public Policies, Indicators, Schools, Environmental Education

Abstract

This article analyzes the process of building evaluation indicators for public policies on Environmental Education (PPEE) in the education system. It is based on the Policy Cycle and Theory of Enactment approach, using participatory methodological procedures with various stakeholders from the practical context. The process began at the local level, involving representatives of school communities operating in the city of Curitiba/PR/Brazil, and then broadened to include the external level, with the assistance of national and international researchers. The heuristic and pedagogical indicators present themselves as a possibility for self-evaluation and self-monitoring of PPEE implementation in schools.

Author Biographies

  • Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

    Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. Possui formação de PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá)- UQAM (2017-2018). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). Diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental - Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Nota 6) - Gestão 2019-2020. Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) da UFPR desde 2012. É pesquisadora associada do "centre de recherche en éducation et formation relatives à lenvironnement et à lécocitoyenneté" da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). É membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Membro da Associação Norte-Americana de Educação Ambiental (North American Association for Environmental Education - NAAEE). É membro do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONEA) em Portugal, atuando na Comissão Científica do órgão. Membro da Rede Lusófona de Educação Ambiental. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2013-2015). Foi vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2016-2017). Coordenou a XI Reunião Científica Regional da ANPEd (24 a 27 de julho de 2016) e o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (17 a 19 de maio de 2017). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, formação/ação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 8 anos (1993-2001) como supervisora de estágios do curso de Magistério do Instituto de Educação Juvenal Muller (Rio Grande/RS). Atuou durante 14 anos (1987-2001) como professora dos Anos Iniciais da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal no município de Rio Grande/RS. Prestou assessoria pedagógica aos Municípios de Tavira e Loulé (Algarve/Portugal) no ano de 2007. Coordenou o curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental no período 2008-2009 na Universidade Feevale. Atua como avaliadora de cursos superiores em modalidade presencial e EaD pelo INEP desde 2010 (PORTARIA Nº 1.137, DE 10/09/10). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.

  • Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Química (UFPR), Mestre em Ciências (UTFPR), Lic. e Bach. em Química (UFPR). Professora permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Formação de professores. De 2010 a 2017 participou do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UTFPR onde desenvolveu pesquisas e orientou alunos principalmente com temáticas relacionadas com Gestão e Educação Ambiental.

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Published

2022-06-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

VIEIRA, Solange Reiguel; CAMPOS, Marília Andrade Torales; MORAIS, Josmaria Lopes de. Evaluation indicators for the field of Environmental Education in the educational system: construction process in the light of the policy cycle and the theory of action. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 351–370, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.13722. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13722. Acesso em: 5 dec. 2025.